Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 13 de novembro de 2018

São Tomé e Príncipe - Consórcio Total / Sonangol com contrato para explorar petróleo

O consórcio Total/Sonangol foi escolhido para explorar com o Governo de São Tomé e Príncipe o bloco 1 na Zona Económica Exclusiva são-tomense, no âmbito de um contrato de partilha de produção, anunciou o director da Agência Nacional de Petróleos (ANP) de São Tomé, Orlando Pontes



Segundo o responsável, o compromisso entre o Executivo são-tomense e o consórcio Total/Sonangol será assinado "dentro de algumas semanas" e prevê a exploração de poços em outros blocos, já a partir do próximo ano.

Falando aos jornalistas à saída de um encontro com o primeiro-ministro de São Tomé, Patrice Trovoada, Orlando Pontes adiantou que o governante já está a par desse acordo.

"Nós lançámos, há uns meses, um concurso restrito para a exploração do bloco 1. Viemos informar o senhor primeiro-ministro que vamos anunciar o início das negociações para a assinatura do contrato com o consórcio Total/Sonangol para o bloco 1 na nossa zona exclusiva", clarificou o director da ANP, citado pela agência Lusa.

Orlando Pontes acrescentou que o dossiê do petróleo de São Tomé e Príncipe atravessa uma "fase importante", com o país a "atrair as grandes empresas" petrolíferas.

"No princípio desta semana, a Shell anunciou que vai entrar em quatro blocos em São Tomé e Príncipe, por isso estamos numa fase em que as grandes empresas manifestam os seus interesses. Já temos três: a BP, a Shell e a Total", explicou o responsável. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário