Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Macau – Literatura de Goa analisada ao longe



A Universidade de São José (USJ) acolhe hoje a palestra “Literatura em rede: a produção literária de língua portuguesa de Goa em contacto”, pelo professor Duarte Drumond Braga. Moderada pela Professora Vera Borges, decorrerá no Campus da Ilha Verde, na Galeria de Exposições Kent Wong, entre as 18h e as 20h.

Duarte Drumond Braga é docente na Universidade de São Paulo, onde trabalha nas áreas de Literatura Portuguesa e de Literatura Comparada. Uma das suas áreas de interesse é o Oriente e orientalismo na literatura portuguesa e literaturas de Goa, Macau e Timor em língua portuguesa. E é desse ramo que surge a palestra que se realizará amanhã na USJ.

Organizada pelo Departamento de Estudos Portugueses, mostra como “a literatura de Goa de língua portuguesa parece fazer mais sentido se lida a partir do contacto com a produção em outras línguas da Índia, bem como com outros espaços ex-coloniais portugueses na Ásia e na África oriental, como Macau ou Moçambique”, revela um comunicado da USJ.

Afasta-se da ideia de literatura nacional, que se afirmou no espaço “lusófono”, apresentando-se como um fenómeno que pode dar “pistas para reequacionar a produção literária em língua portuguesa no seu todo, sem deixar de remeter para um conjunto de sentidos internos que importa apreciar e descobrir”.

Depois de se doutorar em Estudos Comparatistas pela Universidade de Lisboa, em que trabalhou a questão do orientalismo em Camilo Pessanha, Fernando Pessoa e outros poetas. Duarte Braga recebeu uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, acerca de Goa e de Macau na Literatura de língua Portuguesa do século XX, na universidade onde veio a leccionar. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário