Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Estados Unidos da América – Aprendizagem de português nas escolas da Califórnia

A aprendizagem da língua portuguesa na Califórnia ganhou fôlego no novo ano letivo, com «melhoria» do número de alunos e «muito mais interesse» nas escolas secundárias



De acordo com a presidente da Portuguese Education Foundation, Eduina Azevedo, «a fundação entregou 62 bolsas de estudo com o objetivo de «incentivar os alunos lusodescendentes a continuarem a sua educação e atingir um nível superior», atribuição que decorreu durante o 27.º banquete anual da organização em Turlock, cidade na Califórnia.

Para a responsável, que é professora do ensino secundário em Hilmar e docente na universidade estadual do condado de Stanislau, o aumento do número de estudantes da língua está ligado a uma maior divulgação da cultura portuguesa e ao «interesse dos alunos de terceira geração».

«Vejo isso na sala de aula», explicou Eduina Azevedo à Agência Lusa, afirmando que «o interesse está a voltar» e muitas vezes começa nas Festas do Espírito Santo que a diáspora lusa, em especial açoriana, continua a organizar por toda a Califórnia. Em 2019, a professora vai levar um grupo de alunos a Lisboa e aos Açores.

Segundo os dados da Luso-American Education Foundation (LAEF), o número de alunos de português aumentou 18% no ano letivo 2018/2019 e foram abertos vários novos cursos, incluindo um programa de ensino de português em duas escolas secundárias em Ceres, condado de Stanislaus.

«O espanhol é praticamente língua universal neste Estado e há uma procura por algo diferente», explicou a presidente da Portuguese Education Foundation, cuja missão passa por «incentivar o desenvolvimento e a educação da comunidade portuguesa».

Todos os alunos que receberam os incentivos monetários de até 600 dólares são lusodescendentes envolvidos na comunidade portuguesa, um critério essencial para a atribuição das bolsas para as quais se podem candidatar todos os anos até à conclusão dos estudos.

O banquete é o evento anual mais importante para angariação de fundos na Portuguese Education Foundation e acontece desde 1992. Reuniu centenas de pessoas ligadas à comunidade em Turlock, onde 7,4% da população é de origem portuguesa, de acordo com o censo de 2010. In “Revista Port. Com” – Portugal com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário