Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 24 de novembro de 2018

Moçambique - III Congresso Nacional de Nutrição

O III Congresso Nacional de Nutrição e Encontro de Nutricionistas foi marcado, nesta quinta-feira, 22 de Novembro, por apresentações de diversas temáticas relacionadas com nutrição, como forma de, em conjunto, debater políticas nutricionais para ultrapassar diversas dificuldades sociais, relacionadas com a desnutrição crónica, dificuldade de acesso, por parte de muitas comunidades, aos alimentos e alimentos saudáveis.

Lucinda Manjana, do Ministério da Saúde (MISAU), ao apresentar o tema “Implementação do Programa de Reabilitação Nutricional”, fez uma viagem aos factores legais e sociais ligados à nutrição para, de certa forma, problematiza-los, propondo soluções sustentáveis como forma de ultrapassar este problema que continua dizimando muitos cidadãos ao nível nacional.

Por outro lado, Carla Domingues, da Agha Khan, apresentou dados sobre os diferentes níveis sociais relativos à nutrição, olhando para a comunidade como seu foco. Em seguida, baseando-se no seu tema “Projecto de Nutrição baseado na comunidade”, defendeu ser necessário que políticas e respectivos actores estejam cada vez mais envolvidos na resolução desses problemas.

Num dia em que foram feitas treze apresentações, resultantes de pesquisas, houve espaço para discussão em torno das práticas de alimentação infantil, assim como das Estratégias de alimentação saudável e questões ligadas à segurança nutricional, olhando para os refugiados em Moçambique. In “Olá Moçambique” - Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário