Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Angola - Língua portuguesa ocupa uma posição privilegiada no curriculum académico do Uruguai

Mais de 200 mil uruguaios falam fluentemente o português, devido à presença da língua de Camões em todo o sistema de educação naquele país da América do Sul

Javier Geymonat


Segundo o especialista em ensino da Língua Portuguesa, Javier Geymonat, durante a palestra “Ensino de português no Uruguai: estado da arte”, realizada pela Embaixada da República Oriental do Uruguai na Universidade Gregório Semedo em Luanda, «a língua portuguesa ocupa uma posição privilegiada no curriculum académico, estando entre os três idiomas com maior presença no ensino público.»

O português está no mundo académico uruguaio desde o Tratado do Mercosul, em 1991. É lecionado de forma obrigatória em 93 escolas do ensino primário, no ensino médio em 22 centros escolares de línguas estrangeiras, onde é feita por opção, durante três horas por semana, e em cursos ligados à hotelaria, imobiliária, seguro, tecnologia, logística, secretariado e agricultura.

Em relação ao ensino universitário, disse o docente, frequentam anualmente as aulas de português mais de dois mil estudantes, através da Universidade Pública, de Conselhos de Formação e Educação e Centros de Línguas Estrangeiras.

Javier Geymonat, uruguaio, referiu que os professores de língua portuguesa fazem atualização regular em centros de formação públicos e privados.

De acordo com o especialista em ensino de língua portuguesa, a realidade torna o povo uruguaio mais próximo da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), organismo do qual é observador. In “Revista Port. Com” – Portugal com “Javier Geymonat”



Sem comentários:

Enviar um comentário