Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Casamansa – Associação do Canadá auxilia população refugiada na Guiné-Bissau



Com o filho nos braços, a mulher de 35 anos observa ansiosamente o desembarque de sacos de arroz, caixas de óleo, açúcar e sabão. Quando de repente os seus olhos iluminam-se: o seu marido conseguiu comida para várias semanas.

Aos 41 anos, este pai pretende sobreviver com ajuda alimentar para os habitantes de Basséré, aldeia da Casamansa, totalmente queimada pelo exército senegalês, forçando os aldeões a fugirem da sua terra natal para refugiarem-se na Guiné-Bissau desde março de 2018.

Em frente à mídia internacional que assiste à distribuição, dezenas de refugiados com uma calma serena receberam por cada família, das mãos de representantes da Associação de Assistência às Vítimas do Conflito em Casamansa, no Canadá, um saco de arroz, óleo, sabão e açúcar.

Os refugiados enviaram mensagens de agradecimento à Guiné-Bissau, Canadá, Quebec e à Associação às Vítimas do Conflito em Casamansa.



Numa Casamansa devastada desde 1982 por uma guerra que deixou mais de 15 mil mortos e desaparecidos, 50 mil refugiados na Gâmbia e na Guiné-Bissau, destruídas as infraestruturas e a economia arruinada, cerca de 1,5 milhão de pessoas sofrem de insuficiência alimentar.

A ajuda prestada pela Assistência às Vítimas do Conflito em Casamansa é um acto saudado pela diáspora e por todas as populações de Casamansa. Samsidine Badji – Casamansa

Sem comentários:

Enviar um comentário