Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

São Tomé e Príncipe – Lançamento das obras para a construção de uma fábrica de óleo de palma

São Tomé – O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada procedeu quarta-feira, 01 de Agosto de 2018, ao lançamento das obras para a construção de uma fábrica de óleo de palma na Ribeira Peixe, ao sul de São Tomé, prevendo-se uma produção anual de 12 mil toneladas de óleo num projecto estimado em 40 milhões de dólares.

As obras, a cargo da empresa Egecom que deverão estar concluídas dentro de oito meses, inserem-se num projecto de investimento privado belga de pouco mais de 40 milhões de dólares, iniciado há nove anos, sobretudo, com plantação de palmeiras e outras intervenções de raiz operadas pela empresa Agripalma.

Projectada pela EKPO Engeneering, prevê-se que nova fábrica da empresa Agripalma, a ser erguida numa área de 1219,50 metros quadrados, terá uma produção anual de 10 a 12 mil toneladas de óleo cujo 80 por cento do produto se destinará à exportação nesta sub-região do golfo da guiné, onde se localiza o arquipélago. 

“Para um País que carece de divisa, de facto, este projecto é estruturante e de grande importância para a economia nacional”, disse o primeiro-ministro, Patrice Trovoada tendo acrescentado que “este projecto leva o sector primário da economia são-tomense a evoluir para as fases de transformação, industrialização e de exportação”.

Na sua intervenção, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Teodorico Campos destacou o projecto na sua vertente económica bem como benefícios para os agricultores são-tomenses, os produtos de andim que poderão comercializar os seus produtos na nova fábrica da Ribeira Peixe.

Já o Presidente da Câmara Distrital de Cauê, onde será erguida a nova fábrica de produção de óleo da Agripalmas fez referência às vantagens sociais do projecto, essencialmente, na criação de postos de trabalho para a população local e de outros distritos do País. In “STP- Press” – São Tomé e Príncipe

Sem comentários:

Enviar um comentário