Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 25 de agosto de 2018

Bolívia - Cientistas filmam uma rara onça preta

O animal foi filmado no norte do país andino depois que os moradores alertaram os pesquisadores sobre a existência desta espécie na área



Um grupo de cientistas filmou uma rara onça preta ou melânica (Panthera onca) numa área protegida localizada no departamento de Pando, no norte da Bolívia, de acordo com um vídeo enviado ao YouTube no mês passado pela Associação para Investigação e Conservação dos Ecossistemas Andino-Amazônicos (ACEAA).

"É uma observação muito rara, porque normalmente as onças presentes na Bolívia (e observadas até agora) não apresentam esta característica", explicou Nuno Negrões, coordenador do programa de monitoramento e pesquisa da ACEAA. Os negros explicaram que eles colocaram os dispositivos depois que os moradores da região lhes falaram sobre a existência de jaguares negros na área.

A gravação, com apenas 20 segundos de duração, foi filmada na tarde de 29 de maio com a ajuda de armadilhas fotográficas, usadas para detectar espécies evasivas ou perigosas para os humanos. Nas imagens pode-se observar o impressionante animal caminhando à noite pela floresta de Santa Rosa del Abuná.

A onça preta tem uma variação genética que faz com que ela produza mais melanina - o que dá à pele a sua cor preta - do que o restante dos espécimes desta espécie, que está presente em vários países da América, como Argentina, Paraguai ou EUA, e é considerada uma espécie ameaçada mundialmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). In “RT” - Rússia

Sem comentários:

Enviar um comentário