Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 18 de agosto de 2018

Índia - Embaixadora em Lisboa quer promover ligação entre portugueses e indianos

A embaixadora indiana em Lisboa, Nandini Singla, afirmou que o relacionamento político entre Portugal e Índia é «fantástico» e defendeu que falta agora «ligar» os dois povos



«Entre governos está tudo fantástico», disse à agência Lusa a diplomata indiana, salientando a «ótima relação e cooperação» entre Portugal e Índia e a «boa relação entre primeiros-ministros».

No entanto, sublinhou: «É também importante criar uma conexão entre as nossas gentes, por isso é que estamos a celebrar este 'Festival da Índia', onde toda a gente pode vir e sentir aquilo que é a Índia».

A zona de Belém, em Lisboa, acolheu esta o 'Festival da Índia', uma iniciativa que assinalou os 71 anos da independência do país, e que deu a conhecer a diversidade cultural indiana, com mostras de gastronomia, música, danças e yoga.

Nandini Singla revelou que os acordos alcançados durante a visita do primeiro-ministro, António Costa, à Índia, e do seu homólogo indiano, Narendra Modi, a Lisboa, ambas no ano passado, resultaram numa cooperação económica que envolve também países do continente africano.

«Na área da economia, estamos a aumentar as trocas e negociações, não apenas entre a Índia e Portugal, mas também na forma como as companhias indianas e portuguesas podem trabalhar juntas em África, por exemplo», referiu a embaixadora.

Segundo Singla, foi também lançado, na semana passada, um intercâmbio entre empresas 'startups' indianas e portuguesas, que poderão trabalhar durante três meses nos países parceiros.

A cooperação vai, no entanto, mais longe, com a diplomata a dar o exemplo do programa juvenil de intercâmbio entre os dois países.

«Há muitos jovens na Índia e, no ano passado, começámos este primeiro programa de intercâmbio juvenil com 10 jovens. Foi o primeiro programa de sempre de intercâmbio juvenil para um país da União Europeia. Portugal foi o primeiro. Ainda este ano, será a vez de os jovens portugueses irem à Índia, em reciprocidade à visita dos jovens indianos», anunciou a diplomata. In “Revista Port. Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário