Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 15 de julho de 2018

China – Zhejiang poderá ter universidade luso-chinesa

A empresa “Macau Tecnology Exchange” pretende investir até 3.000 milhões de renminbis na criação de uma universidade luso-chinesa na Província de Zhejiang. Hoje, 15 de Julho de 2018, será assinado um protocolo de cooperação entre a empresa e as Universidades de Lisboa e Xangai, no âmbito desse projecto



A empresa “Macau Tecnology Exchange”, sediada na RAEM, planeia investir mais de 1,5 mil milhões de renminbis apenas numa primeira fase do projecto de criação de uma “Universidade Luso-chinesa Criativa” em Jiang Shan, na Província de Zhejiang. Segundo o jornal “Ou Mun”, o investimento poderá atingir até três mil milhões de renminbis no espaço de três anos. A companhia prevê que a instituição de ensino superior possa vir a contar com 10000 estudantes.

“Fui convidada a fazer uma visita à Universidade de Lisboa (UL) por uma empresa de Macau que vai subsidiar todo o projecto em Zhejiang. Este projecto vai ser uma cooperação entre as universidades de Lisboa (UL) e de Xangai”, explicou à Tribuna de Macau Rita Santos, que se encontrou com o reitor da UL, António Manuel da Cruz Serra, na qualidade de presidente do Conselho Regional dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas da Ásia e Oceânia.

Na passada quarta-feira, a comitiva em que Rita Santos está inserida teve um encontro com o Gabinete de Ligação e o Fórum Macau, na RAEM, bem como uma reunião com o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura. “Alexis Tam apoiou o projecto e disse estar disposto a ajudar, uma vez que Macau tem a qualidade de ponte e plataforma”, destacou a mesma responsável.

No entanto, o Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura afirmou à Tribuna de Macau que se tratou de um encontro de cortesia, em nada relacionado com o Governo de Macau, já que se trata de um projecto de natureza privada.

Ontem à tarde o reitor da UL teve encontros com responsáveis da Universidade de Xangai, no centro económico e financeiro chinês.

A empresa convidou a delegação da UL para visitar a RAEM, Xangai e Zhejiang, estando até prevista a assinatura de um protocolo hoje, domingo. O presidente da “Macau Tecnology Exchange”, Lu Songlin, explicou que o projecto nasceu pelo facto de haver falta de mão-de-obra no território, pois a plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa não chamou a atenção das pessoas como se esperava. Nesse sentido, a companhia propõe-se a trabalhar na formação de profissionais com muita experiência prática.

Segundo o projecto, o campus da universidade terá 150000 metros quadrados e permitirá leccionar seis cursos: Direito Internacional, Internet, Língua Portuguesa, Comunicação de Cultura Internacional e Engenharia de Infra-Estruturas.

Lu Songlin disse não estar preocupado com os recursos necessários para o ensino, até porque o sistema de transportes facilita muito. O empresário espera poder convidar professores da UL para leccionar na futura instituição de ensino superior.

A delegação da UL é liderada pelo reitor António Manuel da Cruz Serra que sublinhou o papel de Macau no mundo actual, sobretudo tendo em conta o facto de a China estar a implementar a política “Uma Faixa, Uma Rota”. Acredita ainda que a cooperação entre a China e Portugal no campo do ensino superior poderá ser aprofundada. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário