Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Guiné-Bissau e Portugal assinam Memorando para consultas bilaterais

Bissau – A Guiné-Bissau e Portugal assinaram na passada quinta-feira em Bissau um Memorando para consultas bilaterais no quadro do Programa Estratégico de Cooperação entre os dois países.

No final do encontro que decorreu quinta-feira em Bissau entre os peritos do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos dois países, o Director-Geral da Política Externa da Guiné-Bissau, afirmou que esta consulta inscreve-se no quadro de incremento da cooperação entre os dois países, acrescentando que no passado houve apenas as consultas, mas desta vez querem institucionaliza-las.

João Soares da Gama disse ainda que as referidas consultas vão permitir que os projectos constantes no Programa Estratégico de Cooperação (PEC), sejam implementados na Guiné-Bissau e que beneficia a população alvo.

Por sua vez, o Director-geral da Política Externa de Portugal, Pedro Costa Pereira explicou que a consulta bilateral vai traduzir na prática aquilo que resulta de importância que os dois países dão em relação a outra. 

“Para além de relações que temos, queremos dar também uma base institucional a esta relação. A Guiné-Bissau é para Portugal um país extraordinariamente importante, em que a nossa relação assenta na história, numa densidade e proximidade, e traduzimos esses elementos na assinatura desse instrumento e que agora haverá uma base institucional para os nossos encontros”, disse.

Adiantou ainda que Portugal quer contribuir com a sua presença encorajando a Guiné-Bissau e contribuindo através da cooperação existente para que as próximas eleições possam ter lugar em melhor condição.

“Entendemos que a Guiné-Bissau está a passar por um momento importante de afirmação da sua estabilidade política, tendo em vista as eleições que vão ter lugar no dia 18 de Novembro, entendemos que é um ponto de partida importante para um futuro próspero”, revelou.

As consultas do Programa Estratégico de Cooperação entre a Guiné-Bissau e Portugal se realizam rotativamente a cada ano entre os dois países.

Nesse encontro foram avaliados o estado da cooperação político diplomático, empresarial, questão das eleições entre os dois países onde Portugal mostrou a vontade de apoiar a Guiné-Bissau na produção de boletins de votos, cadernos eleitorais entre outros. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário