Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de julho de 2018

São Tomé Príncipe - XI Jogos da CPLP

São Tomé – O Presidente de São Tomé e Príncipe presidiu sábado à abertura dos XI Jogos da CPLP, tendo sublinhado que o evento “fortalece a amizade desportiva e cultural” entre a juventude da lusofonia, incentivando “naturalmente a mobilidade e o intercâmbio” no espaço geográfico da comunidade.

Evaristo Carvalho fez estas declarações na cerimónia de abertura dos XI Jogos da CPLP à caída da noite por volta das 18:30 horas locais no estádio Nacional 12 de Julho na capital de São Tomé que contou com desfile das delegações envolvidas nas competições, Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial Moçambique, Portugal, Timor-Leste e a anfitriã São Tomé e Príncipe.

Foto: InterMamata


Tendo sublinhado que estes jogos “incentivam naturalmente a mobilidade e o intercâmbio desportivo e cultural” no espaço geográfico da CPLP, o Presidente Evaristo Carvalho considerou ainda o evento de um “momento de festa de conhecimento” visando o “fortalecimento de amizade entre os jovens” dos países membros desta comunidade.

“Os jogos da CPLP não são nada mais que um mecanismo de reforço de solidariedade e de conhecimento de hábitos e culturas entre os cidadãos dos países da nossa comunidade, que deve ser incentivado e apoiado”, acrescentou o Presidente São-Tomense.

Na sua intervenção, o ministro são-tomense da Juventude e Desportos, Marcelino Sanches citando o francês Pierre de Coubetin, o Pai do Olimpismo Moderno, sublinhou que “o essencial é participar, o que verdadeiramente representa esses jogos da CPLP”.

Depois de várias apresentações de músicas e danças refletindo conteúdos culturais dos países participantes no evento bem como grupo culturais são-tomenses, a cerimónia terminou com a partida de futebol entre a equipa juvenil de São Tomé e Príncipe a sua congénere de Angola, na qual, os angolanos venceram por 0-7. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP – Press”


Sem comentários:

Enviar um comentário