Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Espanha - Extremadura fala Português: uma moda que abre mentes e destrói estereótipos

Durante muito tempo, portugueses e espanhóis viveram de costas, apesar de compartilhar uma fronteira e cultura similar. Os tempos mudaram e, nesse processo, a aprendizagem da língua teve muito que dizer.

Aprender uma língua abre mentes e destrói estereótipos. A Extremadura “fala português, está na vanguarda da aprendizagem da língua e cultura lusa. Três em cada quatro pessoas que estudam em Espanha o fazem na Comunidade. Na última década, houve um crescimento exponencial de pessoas interessadas, o último curso ultrapassou os 19000 alunos.

A Junta da Extremadura e o Instituto Camões assinaram há alguns meses atrás um memorando que consolida o português como segunda língua estrangeira no sistema de ensino não universitário. A Associação de Professores de Português na Extremadura aplaude os avanços, também com a possibilidade da criação de centros bilingues, embora ainda não seja claro como será articulada a medida para que seja uma realidade.

A decisão de incorporá-la no centro educativo como segunda língua será da direcção e do instituto em questão. É voluntário. "Se nenhum centro escolher, ninguém vai ensiná-la. Tem que ficar claro como isso será feito".

Caso contrário, tudo pode ser deixado em “papel molhado”, explica Jacques Songy, representante da associação de professores. É verdade que há muitas ideias, muito entusiasmo das instituições, mas são necessários fundamentos que mostrem que isso será colocado em prática.

Existem centros que não querem e outros em que pode gerar-se uma rivalidade com o francês. "Consideramos que é compatível uma oferta de ambas as línguas (francês e português) na região. Devemos apostar no ensino de idiomas."

Mais lugares de professores

Os professores de português destacam outros avanços, sendo o mais importante o aumento de vagas nos exames secundários recentes, com a convocação de mais 13 professores. Ao qual são adicionados outros 10 através da Escola Oficial de Idiomas. Além disso, foi recuperado no teste da EBAU o português como segunda língua.

Nos exames anteriores, a oferta tinha sido muito limitada, sem dar muitas opções aos recém-formados em Filologia Portuguesa para se integrarem no ensino. Também tem sido frequente a presença de professores de outras especialidades que ensinaram esta matéria com o certificado B2.

Acordo transfronteiriço

A Junta explica que nos últimos cinco anos quase que duplicou o número de alunos que estudam esta língua como segunda e terceira língua estrangeira, passando de 5056 no ano lectivo de 2013-2014 para 9076 alunos na actualidade.

Outras actividades de formação e programas de ensino e aprendizagem da língua e cultura portuguesas são acrescentadas, por exemplo, na Escola de Línguas ou na plataforma online da Librarium, que tem livros em Português. Jesús Conde - Espanha In “El Diario”

Sem comentários:

Enviar um comentário