Outrora
com uma velocidade de circulação de 35 km/h, na ferrovia Beijing-Zhangjiakou
circulam hoje trens a 350 km/h. Esta foi a primeira ferrovia concebida e
construída pelos chineses, e representa um símbolo do desenvolvimento do país.
Ligando
Beijing com a cidade de Zhangjiakou no norte da província de Hebei, a ferrovia
centenária, entretanto submetida a modificações para acomodar os comboios
modernos, desempenhará um papel importante nos Jogos Olímpicos (JO) de Inverno
de 2022, os quais serão coorganizados pelas duas cidades.
A
linha Beijing-Zhangjiakou foi projetada por Zhan Tianyou, conhecido como o “pai
das ferrovias chinesas”, e foi inaugurada em 1909, após 4 anos de construção.
As
obras para esta infraestrutura eram, à data, consideradas impossíveis sem apoio
estrangeiro. Zhan, juntamente com os seus colegas, moveram diligências para
concluírem a obra 2 anos antes do previsto, superando um conjunto de problemas
relacionados com o terreno e com a potência dos comboios, construindo a linha em
ziguezague, e usando 2 locomotivas ao invés de uma.
Com
uma velocidade de 35 km/h há mais de 100 anos, a ferrovia foi melhorada e
adaptada ao transporte de alta velocidade, 9 vezes mais rápido.
Ao
longo da ferrovia de 174 km existem 10 estações, as quais estarão conectadas com
as linhas do metro de Beijing, servindo de linha de tráfego crucial para os JO.
A
estação de Qinghe, a estação de partida da ferrovia de alta velocidade, será
outro polo de transportes em Beijing assim que inaugurada.
“Estamos
a usar imensos equipamentos avançados e tecnologias na construção da nova
ferrovia de alta velocidade, a qual acredito representar o rápido
desenvolvimento do nosso país”, disse Li Ran, membro da equipa de construção.
“A
ferrovia não somente reflecte o desenvolvimento económico e o progresso na
ciência e tecnologia modernas da China, mas é também representativa do espírito
combativo do povo chinês”, disse Yang Cunxin, o director da estação
Qinglongqiao, onde Zhan foi sepultado.
“Várias
pessoas, incluindo estudantes universitários visitam este local a cada
primavera em homenagem a Zhan”, acrescentou.
A
extensão ferroviária total da China alcançou o marco dos 127 mil km de extensão
no final de 2017. A China tem vindo também a auxiliar países estrangeiros na
construção de caminhos-de-ferro.
A ferrovia de alta-velocidade do país excede os 25 mil km e deverá ascender
aos 30 mil até 2020, abrangendo mais de 80% das cidades com uma população
superior a 1 milhão. In “Diário do Povo Online” - China
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