No âmbito do programa “Artista em Residência” e da série
“Art-City-People”, a Associação Armazém do Boi inaugura, no próximo dia 2 de
Junho, as exposições “Eerie Scenery”, do fotógrafo Dennis Wong, e
“Journey-Memory-Fragment”, do artista multimedia Xiaoqiao Li. Entre composições
fotográficas com mendigos da área de Sham Shui Po e a reconstrução de
impressões oníricas através de uma impressora 3D, os artistas convidam a uma
releitura da imagem enquanto veículo narrativo
As
impressões fragmentadas do registo fotográfico de Dennis Wong e a exploração do
limite da arte bidimensional em Xiaoqiao Li vão estar em exposição no Armazém
do Boi a partir de dia 2 de Junho. Com curadoria de Ann Hoi, a mostra “Eerie
Scenery” apresenta uma série de composições do fotógrafo de Hong Kong, em
contraste com macrografias de corpos. Já a mostra “Journey-Memory-Fragment”
insere-se na primeira série de exposições “Art-City-People” e combina vídeo,
fotografia, videojogos e trabalhos impressos em 3D.
A
exposição de Xiaoqiao Li tem como aspecto central “a forma como os sonhos
surgem fragmentados a partir das memórias do próprio artista”, começou por
dizer ao Ponto Final Fannie Leong, curadora de “Journey-Memory-Fragment”,
acrescentando que o antigo aluno de Cinema do Politécnico de Macau mudou o seu
foco, nos últimos anos, para enveredar pela exploração da terceira dimensão na
imagem.
“Esta
exposição é uma experiência dele sobre como trabalhar para além das duas dimensões,
porque o que ele faz neste momento é explorar a terceira dimensão na imagem e
conjugar isso com a linguagem interactiva dos videojogos”, explicou a curadora.
De
acordo com Fannie Leong, este trabalho de Xiaoqiao Li “não tem uma linha
narrativa definida”, uma vez que o objectivo do artista é “explorar os padrões
de movimentos” num videojogo para depois registá-los através de “uma câmara
sensível ao movimento”. “O seu trabalho está relacionado com a sensibilidade da
máquina e pela sua captura visual. Ele tenta usar todas as perspectivas e
escalas para explorar os limites dos pontos de vistas da máquina nas artes
visuais. É uma experiência que recorre a um videojogo como linguagem
interactiva, porque quando jogamos videojogos temos a liberdade de explorar
esse mundo e acabamos por interagir artisticamente com essa dimensão”,
acrescentou Fannie Leong sobre a instalação, frisando que o recurso de Xiaoqiao
Li à impressora 3D tem a ver com o estudo do artista “sobre como as imagens se
manifestam no tempo e no espaço”.
“Ele
tem três fotografias e depois recorre a sensores de movimento para remover o
bordo das fotografias. E a partir daí ele retira uma imagem abstracta dessa
fotografia e usa isso como base na impressora 3D. Por isso iremos ver uma série
de impressoras 3D que vão usar essas fotografias”, revelou a curadora.
Fragmentos do quotidiano em “cenários misteriosos”
Em
contraste com as imagens em movimento de Xiaoqiao Li, o trabalho de Dennis Wong
procura criar uma reacção de confusão no observador, com a exposição “Eerie
Scenery”. “As partes fragmentadas de eventos parciais juntam-se para se tornar
um mapa mental sem lei. À medida que saltamos da dedução para a indução, as
imagens de uma realidade documentada vão ganhando forma num cenário misterioso”,
disse Ann Hoi, curadora da exposição de Dennis Wong, acrescentando que as
“cores explosivas” nas composições fotográficas do artista de Hong Kong
procuram “causar uma sobrecarga no córtex visual, numa sensação dolorosa e ao
mesmo tempo doce, tal como a nossa forma de viver”.
A
curadora da mostra explicou ainda que o trabalho de Dennis Wong, intitulado
“Eerie Scenery”, é caracterizado por fotografias de estranhos e mendigos da
área de Sham Shui Po, em Hong Kong, e por macrografias do corpo humano. “As suas
fotografias normalmente desviam o foco, numa espécie de enigma. Quanto mais se
observa, mais dúvidas surgem, sendo que se torna difícil estabelecer conexões
lógicas. Mesmo assim, as figuras que surgem nas imagens suscitam intrigas tal
como crónicas da vida contemporânea”. As exposições apresentam-se ao público
até 12 de Julho. Eduardo Santiago – Macau in “Ponto
Final”
eduardosantiago.pontofinal@gmail.com
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