Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 7 de julho de 2020

Timor-Leste - Ministério da Educação, Juventude e Desporto quer reforçar formação de língua portuguesa e CAFE

DÍLI – O Ministro da Educação, Juventude e Desporto, Armindo Maia, pretende reforçar a cooperação com Portugal para dar continuidade ao programa de formação da língua portuguesa bem como ao reforço do projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) em Timor-Leste (TL).

O governante falava à margem de uma visita de cortesia do Embaixador de Portugal em Timor-Leste, José Pedro Machado Vieira, ao Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEJD), em Vila-Verde, Díli.

Segundo Armindo Maia, durante o encontro foi discutida a estreita cooperação mantida entre os dois países no setor da educação.

“Encontrámo-nos para partilharmos ideias sobre a cooperação realizada até hoje, tendo o MEJD manifestado a vontade de continuar a colaborar com Portugal”, disse o ministro em declarações aos jornalistas.

De acordo com Armindo Maia, o desejo de cimentar as relações de cooperação na área educativa entre os dois países prende-se com o facto de a Constituição da República Democrática de Timor-Leste definir a língua portuguesa a par do tétum como língua oficial. Salientou, como tal, a necessidade de se reforçar o sistema educativo bem como promover a formação.

O projeto CAFE a funcionar desde 2010, composto por 13 escolas, está atualmente presente em todos os municípios de Timor-Leste.

Recorde-se que o Embaixador português em Díli tinha afirmado que Portugal pretende manter o apoio a Timor-Leste em setores chave que contribuam para o desenvolvimento.

O diplomata lembrou na altura que os dois países assinaram, em 2019, um programa estratégico de cooperação em três setores de intervenção prioritária – a Consolidação do Estado de Direito e Boa Governação, a Educação, Formação e Cultura e o Desenvolvimento Socioeconómico Inclusivo.

José Pedro destacou ainda a importância de o programa de cooperação ser implementado com seriedade, focando-se nestes três eixos de intervenção prioritários.

“Entre os projetos de cooperação em que se investe, aqueles que assumem um maior impacto são os ligados à educação”, disse. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”

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