Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Macau – Abertas inscrições para curso de Verão de Língua Portuguesa da Universidade de Macau

O curso de Verão de Língua Portuguesa da Universidade de Macau decorrerá entre os dias 20 e 31 deste mês, porém, este ano, as aulas irão acontecer apenas “online”. A oferta inclui cursos de língua e cursos temáticos

O Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) vai organizar o 34º Curso de Verão de Língua Portuguesa entre os dias 20 e 31 deste ano. As aulas irão decorrer todos os dias úteis, entre s 09:00 e as 18:00 à distância, através da plataforma “Moodle” e do “Zoom”.

De acordo com a UM, a oferta formativa inclui cursos de língua e cursos temáticos. Os que à língua dizem respeito, estão organizados em cinco níveis diferentes – A1, A2, B1, B2 e C1 – com 30 horas cada, complementadas por 15 a 20 horas de estudo autónomo orientado pelos professores.

“Além do desenvolvimento das competências receptivas e produtivas escritas e orais, os cursos de língua incluem sessões dedicadas a questões da gramática, do vocabulário e a outras características específicas de cada nível”, sublinha a instituição de ensino superior.

Os cursos temáticos, com uma oferta global de 58 horas, abordam áreas como literatura, linguística, cinema, gastronomia, música, história, educação, ensino, aprendizagem e avaliação de línguas, tradução e sociedade.

Uma vez que os horários não se sobrepõem, os estudantes podem inscrever-se em todos os cursos. “Além da formação linguística e cultural, os participantes podem ficar a conhecer Macau e as comunidades portuguesa e macaense em Macau e em Portugal, bem como instituições e lugares em Portugal”, aponta a UM, frisando que a organização do Curso de Verão fornecerá ainda um conjunto de informações relevantes sobre materiais para a aprendizagem do Português.

A título de exemplo foi explicado que os estudantes que frequentarem os cursos de língua dos níveis A1 e A2 têm uma formação em língua de 50 horas, à qual pode ser adicionada a oferta de 10 horas das oficinas de Gastronomia e Música que, estando abertas a todos os estudantes, foram concebidas a pensar naqueles que têm competências linguísticas mais limitadas.

No caso dos alunos de nível B1, B2 e C1, têm uma formação em língua de 45 horas, à qual pode ser adicionada uma oferta máxima de 58 horas correspondente aos cursos temáticos.

As oficinas de Gastronomia e de Música foram gravadas ao vivo, em Macau, para este Curso de Verão. Elas prometem promover “a aprendizagem do Português através da gastronomia e da música de vários territórios de Língua Portuguesa”. Além disso, “os estudantes são convidados a realizar várias tarefas de prática da língua antes, durante e depois das oficinas”.

No final do curso, os participantes podem receber um certificado de participação com a descrição do seu perfil linguístico e com a lista de cursos frequentados ou um certificado de aproveitamento. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário