Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 29 de março de 2019

Venezuela - Mais meio milhar de crianças de 4 a 12 anos aprendem português em escola pública


A Escola Estadual Pedro António Medina de Clarines fica na localidade situada no Estado venezuelano de Anzoátegui, 250 quilómetros a leste de Caracas



Com 27 anos a dar aulas e quase a reformar-se, Maria Manuela Geriante, foi convidada em novembro do ano passado para dar as aulas de português.

Desde então, diz-se «feliz e agradecida pela oportunidade» de dar aulas no seu idioma materno.

«Estou a dar português a crianças de vários níveis, desde a educação inicial até ao 6.º grau, com idades compreendidas entre 4 e 12 anos», disse a professora à agência Lusa.

Maria Manuela Geriante frisou ainda estar «muito contente» porque as crianças «gostam muito de aprender português, estão muito motivadas».

«E, estamos muito agradecidos, por terem escolhido a nossa escola para este projeto», frisou a docente, salientando que tem «510 crianças» a aprender a Língua de Camões, entre eles «apenas um filho de portugueses».

«Os outros nasceram na Venezuela, vivem na Venezuela, nunca saíram daqui (de Clarines) e estão muito contentes por aprender a falar português», sublinhou.

Maria Manuela Geriante insiste que o projeto de ensino da língua portuguesa deve expandir-se «a outras escolas de Clarines e de toda da Venezuela» e explica que «os idiomas ajudam muito as pessoas» e inclusive quem tem facilidades para aprender outras línguas também tem para matemáticas.

«Eu tenho três amores aqui, Portugal, de onde sou, a Venezuela onde vivo desde 1979 e esta escola que é a minha outra casa e a minha família também», concluiu, agradecendo ao Instituto Camões, à Fundação Luso-venezuelana de Clarines e aos cônsules portugueses de Caracas e Anzoátegui, por materializarem este projeto. In “Bom Dia” – Luxemburgo com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário