Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 19 de março de 2019

Macau - 30.º Festival de Artes de Macau



O 30.º Festival de Artes de Macau (FAM), organizado pelo Instituto Cultural (IC), arranca em Maio e tem como tema “um tributo aos clássicos”, apresentando um leque de espectáculos de diferentes estilos e programa do Festival Extra e convidando o público a apreciar os clássicos.

O FAM deste ano apresenta o espectáculo de abertura Vertikal, co-produzido pelo conceituado coreógrafo francês Mourad Merzouki e a CCN Créteil & Val-de-Marne / Cie Käfig, uma das principais companhias de dança hip-hop de renome mundial. Durante o espectáculo, dez dançarinos deslizam no ar por cordas, libertando-se dos limites da gravidade para criar elementos coreográficos e produzir sequências de hip-hop únicas e contemporâneas. Dezoito anos depois da sua estreia, o espectáculo de dança Rain será reencenado em Macau através da colaboração entre o músico contemporâneo Steve Reich, a coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker e a sua companhia de dança Rosas. Com dança pura e música minimalista, os bailarinos percorrem o palco, delineado por uma cortina de cordas finas, apresentando uma série de movimentos extáticos. Adaptado do romance de Lao She para comemorar o 120.o aniversário do seu nascimento, O Sr. Ma e o Filho reflecte sobre o intercâmbio entre a cultura chinesa e a cultura ocidental, imbuída dos reflexos da sagacidade de Pequim e do humor inglês. Sendo justamente este tipo de fusão que reflecte Macau, uma cidade internacional que se orgulha da coexistência harmoniosa do Oriente e do Ocidente. Karl Valentin Kabarett, interpretado pelo Teatro do Eléctrico de Portugal, cruza várias peças curtas escritas por Karl Valentin, um principal comediante e apelidado de “Charlie Chaplin da Alemanha”, trazendo a Macau um espectáculo com música, dança e teatro.

Em comemoração do 10.º aniversário da ópera cantonense inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, Esta edição do FAM apresenta especialmente A Alma de Macau como o espectáculo de encerramento. Esta produção de ópera cantonense foi adaptada pelo dramaturgo de primeira classe a nível nacional, Li Xinhua, a partir de uma peça original de um autor de Macau e contará com a interpretação de actores de Macau e da Trupe de Ópera Cantonense de Foshan, dando vida à épica história de Macau e reflectindo a profunda colaboração cultural na região da Grande Baía de Guangdong - Hong Kong - Macau.

Mais informações sobre o 30.º Festival de Artes de Macau serão posteriormente anunciadas na página electrónica do FAM (www.icm.gov.mo/fam), na respectiva página no Facebook (‘Macao Arts Festival’) e na conta oficial do IC no Wechat (‘ICmacao’). Instituto Cultural - Macau



Sem comentários:

Enviar um comentário