Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 18 de março de 2019

Península Ibérica – Linha ferroviária entre Porto e Vigo fica de fora do Corredor Atlântico

A ligação ferroviária entre Porto e Vigo não integrará o novo desenho do Corredor Atlântico, pelo que permanece fora da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)



O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia chegaram a acordo sobre a integração da ligação ferroviária La Coruña, Vigo, Ourense e Leão no Corredor Atlântico da rede prioritária do transporte de mercadorias da União Europeia, tal como pretendido por Espanha.

Contudo, a ligação de Vigo ao Porto, desejada pelo porto viguês, não foi contemplada na revisão – e ampliação – do traçado do Corredor Atlântico.

Segundo o “Faro de Vigo”, a decisão comunitária não agradou à Xunta da Galiza, uma vez que deixa o porto de Vigo fora do corredor comunitário, com menor acesso a fundos de Bruxelas e menor visibilidade e competitividade para captar cargas no contexto internacional.

Sem integrar a rede “core” da RTE-T, os investimentos na ligação ferroviária entre Vigo e o Porto apenas poderão ser co-financiados num máximo de 50%, e isto por se tratar de um troço transfronteiriço.

A Linha do Minho, que liga o Porto à fronteira de Valença, está a ser modernizada e preparada para receber comboios de 750 metros de comprimento.

Com a integração da Galiza no Corredor Atlântico, na prática os carregadores do Norte de Portugal poderiam ter, a prazo, uma alternativa ao traçado nacional para chegarem à Europa além-Pirinéus. In “Transportes & Negócios” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário