Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de março de 2019

Cabo Verde - Organização do museu do café do Fogo poderá ter apoio do Centro de Ciência do Café de Campo Maior



São Filipe – O Centro de Ciência do Café de Campo Maior (Portugal) poderá ajudar os Mosteiros na montagem e organização do museu do café do Fogo, disse à Inforpress o autarca mosteirense, Carlos Fernandinho Teixeira.

Carlos Fernandinho Teixeira, que durante a sua recente deslocação a Portugal visitou o Centro de Ciência do Café de Campo Maior e teve encontro com a sua directora, disse que na sequência do pedido de colaboração para a montagem o museu de café do Fogo houve abertura neste sentido.

Segundo o edil, o primeiro passo será dado no próximo mês de Abril, por ocasião do sexto festival do Café do Fogo, denominado de “Fogo Coffee Fest”, que acontece entre 12 a 14 de Abril.

Coincidindo o certame com o dia internacional do café (14 de Abril), o centro enviará aos Mosteiros dois técnicos espanhóis, que estão ao serviço do Centro de Ciência do Café de Campo Maior, para se inteirar do espaço, recolha dos dados e ajudar o município a fazer a montagem e organização do museu.

O museu de café é um projecto do município dos Mosteiros que vem arrastando há vários anos e na governação anterior esteve na lista de projectos do Ministério da Cultura, mas com a mudança do Governo deixou de constar na lista de projectos do actual Ministério da Cultura, segundo Carlos Fernandinho Teixeira.

Para o sexto festival do Café do Fogo, “Fogo Coffee Fest”, Carlos Fernandinho Teixeira disse que; à semelhança dos anos anteriores, foram convidadas as câmaras municipais com as quais Mosteiros tem acordo de geminação e de cooperação descentralizada.

No ano passado, esteve presente no festival uma delegação do município português de Ansião.

O programa do sexto festival do café foi aprovado segunda-feira na reunião ordinária da Câmara Municipal dos Mosteiros, que também aprovou o programa comemorativo do Dia Internacional das mulheres, 08 de Março, bem como um conjunto de actividades culturais para a efeméride, nomeadamente a amostra municipal de teatro, workshop sobre teatro que contará com a presença do grupo de Santo Antão Juventude em Marcha, prevendo inclusive a exibição da peça “Canjana”.

Em relação a 08 de Março, o programa prevê a entrega de duas habitações sociais a duas mulheres chefes de Família, em Atalaia e Queimada Guincho, e uma conversa com as mulheres, no auditório Pedro Pires.

Para os próximos dias, a edilidade definiu o programa comemorativo de São José, na zona norte, e o lançamento da obra da construção da estrada de acesso a Cutelo Figueirinha, em Atalaia, zona norte dos Mosteiros. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário