Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 8 de março de 2019

Moçambique – Lançamento do livro “Matsalwa ya Wusungukati”



Teve lugar, na passada segunda-feira, 4 de Março, no Auditório do BCI, em Maputo, o lançamento da obra “Matsalwa ya Wusungukati”, da autoria de Alfredo Chamusso, a qual pode ser traduzida como ‘Escritos de Aconselhamento’.

A mesma foi prefaciada pelo académico Jamisse Taímo, um dos apresentadores, para quem o livro “traz o senso comum, […] o diálogo constante quotidiano das pessoas. […] Resgata a dimensão antropológica do moçambicano, numa determinada realidade concreta e, ao mesmo tempo, traz consigo uma ligação entre esta antropologia cultural e a educação cristã”.

Analisando um dos textos da obra, Taímo referiu que “é muito revelador, por trazer aquilo que tem sido a prática, e por questionar a razão por que temos de fazer isto. Então, Chamusso relata a cultura moçambicana, especialmente da região onde nasceu, em particular a dimensão da morte. E como é que os habitantes da sua região lidam com a questão da morte; e traz o aspecto da herança cristã, protestante, e a católica, para fazer esta discussão sobre se devemos ou não, se os cristãos, neste caso metodistas, devem ou não ir ao cemitério por flores.”

Já o assessor do presidente da Comissão Executiva do Banco, Luís Aguiar, afirmou que, neste livro, “Chamusso convida-nos a cultivar o hábito de pesquisa da realidade sociocultural moçambicana, pois acredita que isso permitirá que a sociedade moçambicana reconheça os seus actores como indivíduos com uma determinada identidade cultural, visto que o indivíduo é influenciado pela cultura de grupo a que pertence.”

Refira-se que na cerimónia, em que se destacou a presença do vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Armindo Ngunga, do presidente do Tribunal Administrativo, Machatine Munguambe, e do clérigo Dom Dinis Sengulane, cantou-se parabéns a você, por ocasião dos 94 anos de vida do autor de ‘Matsalwa ya Wusungukati’, celebrados a 22 de Fevereiro. In “Olá Moçambique” - Moçambique com “TVM Moçambique”



Sem comentários:

Enviar um comentário