Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 6 de junho de 2018

São Tomé e Príncipe – Jovem xadrezista empata com Grande Mestre Internacional



São Tomé – Um jovem xadrezista são-tomense, Jeorciley Rita de 16 anos, conseguiu um brilhante e surpreendente empate frente ao grande mestre internacional de Xadrez, o britânico, Niger Short, 53 anos, vice-campeão mundial de 1993, que derrotou, em simultâneo, 14 xadrezistas do arquipélago, nas 15 partidas simultâneas, sábado, na capital são-tomense.

Jeorciley Rita surpreendeu tudo e todos ao ser o único sobrevivente a escapar-se da derrota diante do grande mestre que não teve dificuldades em aplicar xeque-mate aos outros 14 xadrezistas que participaram na espetacular sessão de simultâneas, na histórica Praça de Independência, em São Tomé, onde Niger Short declarou que “São Tomé e Príncipe tem potencialidades” neste jogo de ciência.

Além de ter atribuído nota positiva ao jovem pelo excelente empate bem como alguns outros xadrezistas que também lhe ressaltaram à vista em termos de performance, o grande mestre britânico sublinhou que “São-Tomé e Príncipe tem futuro e em particular este miúdo bem trabalhado e seguido poderá chegar muito longe”.

Questionado pela STP-Press como teria conseguido este empate frente ao grande mestre, o jovem Jeorciley Rita disse tratar-se de “muita pesquisa, estudo e muito treino virtual na internet e através de livros de jogos de xadrez”.

Além da simultânea de sábado, o grande mestre internacional de Xadrez que se encontra desde sexta-feira à noite em São Tomé, testemunhou a cerimónia de abertura oficial dos campeonatos são-tomenses de xadrez bem como realizou visitas aos vários centros da modalidade.

Com título de Grande Mestre Internacional de Xadrez, Nigel David Short sagrou-se vice-campeão mundial da modalidade em 1993 na final em que perdeu para o internacional russo Garry Kaparov por 12,5 -7,5 depois de ter derrotado o ex-campeão Anatoly Karpov e Jan Timman. Ricardo Neto – São Tomé e Príncipe in “STP-Press”

Sem comentários:

Publicar um comentário