Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Macau - Livro sobre promoção do Português lançado na Casa Garden

O livro “A Promoção do Português em Macau e no Interior da China” foi lançado ontem na Casa Garden. O projecto, iniciado em 2014, reúne um conjunto de textos sobre o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa, muitos deles escritos com base nos dados recolhidos por inquéritos (1557) que foram distribuídos em 15 instituições universitárias ou de ensino de Português na RAEM e no interior da China.

O perfil do público chinês, alunos de português, foi construído com base nos dados de instituições de Macau (Universidade de Macau, Instituto Politécnico de Macau e Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau), Guangzhou, Pequim, Xangai, Harbin, Tianjin e Xi’an.

O livro integra o projecto mais abrangente “Referencial de Português para Falantes de Língua Materna Chinesa”, apoiado pela Universidade de Macau, e foi concretizado sob a coordenação Maria José Grosso, tendo como co-investigadores, ao longo do projecto, Ana Paula Cleto e Zhang Jing e, por período limitado de tempo, Ricardo Moutinho. Teve também o apoio de alunos e de assistentes de pesquisa (Sun Ye, Wang Cheng Xu, Zhang Mengyao, Fong Lai I, Liu Songyue, Inês Branco e Sara Santos).

De acordo com um comunicado da delegação de Macau da Fundação Oriente – também envolvida no trabalho –, “Referencial de Português para Falantes de Língua Materna Chinesa” será lançado brevemente. In “Ponto Final” - Macau

Sem comentários:

Publicar um comentário