Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Macau - Curso de Verão de Português volta a ter adesão elevada na UM

A 32ª edição do Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade de Macau (UM) arranca oficialmente a 16 de Julho, estando prevista a participação de pelo menos 450 alunos locais e estrangeiros, semelhante ao grau de adesão da edição anterior



O Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau (UM) prevê que o Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesa registe uma adesão semelhante à da última edição. As inscrições para alunos locais e estrangeiros já terminaram esperando-se uma participação superior a quatro centenas de estudantes. “Estamos à espera de ter à volta do mesmo número do ano passado, isto é, 450 participantes. Este ano vamos para o mesmo número, ligeiramente mais”, disse Ana Nunes, coordenadora do curso, em declarações à Tribuna de Macau.

A organização ainda está a formalizar as inscrições mas, de um modo geral, fica a garantia de que há candidaturas suficientes para abrir turmas de todos os níveis de Português. “Temos alunos suficientes para abrir todos os níveis, o que é muito bom”, afirmou Ana Nunes. Durante três semanas, alunos dos graus de iniciação absoluta, básico, intermédio, avançado e superior irão participar numa imersão cultural e, claro, linguística. A estes juntam-se também os estudantes que irão formar a turma de tradução, garante a docente.

Em termos de locais de origem, o Curso de Verão da UM continua a receber, maioritariamente, alunos da China Continental. E, para a docente, este interesse tenderá a aumentar enquanto o ensino do Português da China continuar a crescer. “Continuamos a ter a esmagadora maioria da China e quanto mais universidades vão abrindo lá que ensinem Português notamos cada vez mais alunos do Continente a virem fazer o Curso de Verão. Depois temos alunos do Japão, Coreia, Tailândia, Filipinas, Estados Unidos, Canadá, França, Timor, Hong Kong, entre outros”, explicou.

Programa integra escrita criativa

Em termos de carga horária, os alunos terão quatro horas lectivas diárias (das 08:30 às 13:00) além das actividades livres que, nesta 32ª edição, contam com novidades. “Este ano vamos ter escrita criativa como uma actividade livre para os alunos que já têm algum entendimento de Português, isto é, com pelo menos B1+ ou B2”, adiantou Ana Nunes.

Os alunos poderão também reforçar os conhecimentos da Língua Portuguesa e da sua cultura mediante a participação em actividades como o folclore, canto, dança e ginástica. Este ano, voltam a fazer parte do programa as tradicionais visitas aos museus de Macau e ao Centro Histórico. Segundo Ana Nunes, a organização está a ponderar incluir também uma sessão de cinema ao ar livre mas que dependerá do estado do tempo por essa altura.

No que diz respeito à componente docente, o Curso de Verão vai contar com o contributo de 19 professores e, segundo a coordenadora, será suficiente para garantir o normal funcionamento deste programa. “É lógico que, de repente, são mesmo muitos alunos mas não sentimos problemas de pressão. Claro que em termos de logística implica muito mais coisas mas correu tudo bem [no ano passado]”, apontou. Catarina Almeida – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário