O café é um dos produtos de foco na “C-PLPEX”, a Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa organizada pelo IPIM, com diversas bancas de países lusófonos e chineses a promoverem os seus produtos. Dos vários expositores, falámos com duas experiências opostas: a de uma empresa portuguesa importadora de café já há muitos anos estabelecida em Macau que pretende expandir-se para o mercado chinês, e a de outra iniciativa chinesa que também vende café, mas quer fazer o caminho no sentido inverso, trazendo grãos e máquinas de café a Macau.
A
empresa portuguesa Café Angola, que já há 23 anos é fornecedora de café e
outros produtos alimentares em Macau, quer desenvolver mais parcerias com
províncias chinesas. Rui Moreira, terceira geração da família proprietária da
marca Café Angola, originalmente fundada em Portugal em 1932, confessou que “o
mercado chinês é muito diferente do mercado de Macau”. Diferenças no fuso horário,
na cultura e na língua são barreiras que têm sido transpostas, mas este é “um
mercado que tem de ser trabalhado com tempo, com bastante persistência”. Apesar
de terem começado por Macau por uma “questão de familiaridade” e “de língua e
cultura”, desde 2000 que estão a “apostar muito” no mercado da China. “Já
começámos a trabalhar o mercado, principalmente as províncias mais pequenas.
Acreditamos que é o futuro”. O maior desafio, explicou, é a marca Portugal, que
ainda não tem o prestígio que outras marcas têm. “Temos de fazer um trabalho
primeiro de apresentar o país, apresentar a nossa cultura, e só depois é que
podemos apresentar os nossos produtos”.
A
Taste GBA & Gemilai é uma cooperação de duas empresas da Grande Baía. A
Taste GBA vende café cru em grão, e a Gemilai, empresa produtora de máquinas de
café, foi criada há mais de 10 anos em Shunde, da província Guangdong. Kari
Mak, representante da banca, disse ter “elevada expectativas” de que a C-PLPEX
possa ajudar na entrada no mercado de Macau e até nos mercados lusófonos. “É a
nossa primeira vez que participamos numa exposição comercial em Macau, temos
muitas expectativas. Pretendemos promover as nossas marcas para mais pessoas as
conhecerem, também queremos fazer algum negócio aqui para fazer crescer as
empresas”, disse.
Ao
Ponto Final, a responsável adiantou que, para a presente edição da C-PLPEX, a
marca Gemilai lançou uma máquina de café cuja aparência tem revestimento de
cores representantes da China, Brasil e Portugal, para acrescentar elementos de
cultura sino-lusófona. In “Ponto Final” - Macau
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