O
jornal Latin American Herald Tribune escreveu sobre o instrumento
português criado para tocar fado
«O
raro cordófono tocado por apenas alguns eleitos foi uma criação de
Gilberto Grácio, que na década de 70 foi abordado pelo guitarrista
português Carlos Paredes para criar uma guitarra que tivesse o
intervalo necessário para poder acompanhar a guitarra no fado, uma
tradição que funde a poesia com a música», referem as primeiras
linhas do artigo
do jornal "Latin American Herald Tribune".
«Só
há três guitolãos no mundo e todos estão em Portugal: um no
Algarve, outro em Coimbra e o terceiro é o meu aqui em Castelo de
Vide» afirmou António Eustáquio, compositor e guitarrista, na
entrevista.
António
explicou que o guitolão é «um pouco mais largo que uma guitarra
portuguesa, porque o seu pescoço é mais longo, o que se significa
que tem de ser afinado de uma maneira particular e tocado de uma
forma específica».
O
artigo fala também do fado, das suas origens, da saudade e dos fãs
do guitolão. In
“Revista
Port. Com” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário