A
Autoridade Portuária de Algeciras alargou, de 30 de Novembro para 31 de Março
de 2017, o prazo de recepção de ofertas para a construção e exploração do terceiro
terminal de contentores
O novo terminal será
construído na fase B da Isla Verde Exterior, originalmente reservada para a
expansão do terminal da TTI. A concessão será feita por um prazo de 50 anos.
O terminal poderá ser de uso
privativo, de serviço público ou misto. Ficará localizado junto ao terminal
ferroviário e terá uma superfície de 30,5 hectares (37 hectares se incluída a
zona pública). Disporá de uma frente de cais de 680 metros (ampliáveis até aos
810 metros) no Molhe Este, com fundos de -18,5 metros.
Os candidatos terão de
investir num terminal automatizado com capacidade para movimentar cerca de 1,2
milhões de TEU/ano. O vencedor ficará obrigado a movimentar 400 mil TEU no
quinto ano da concessão e a crescer 5% ao ano a partir do exercício seguinte
até chegar aos 800 mil TEU.
As propostas para este
concurso – convocado em Agosto último – serão agora abertas às 12 horas de 18
de Abril de 2017.
Algeciras é o maior porto de
contentores da Península Ibérica, tendo movimentado, em 2015, 4,5 milhões de
TEU.
Os dois terminais já
existentes no porto andaluz são explorados pela APM Terminals e pela TTI (da
insolvente Hanjin Shipping). A APM já manifestou a intenção de ampliar o seu
terminal para acompanhar o mercado. In “Transportes & Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário