O Porto de Santos deve
atingir neste mês de maio de 2016 a marca de 50 milhões TEU na movimentação de
contêineres. TEU (Twenty Foot Equivalent Unit) é a unidade padrão deste tipo de
transporte e equivale a um contêiner de 20 pés. De acordo com os números registrados
pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, até março foram 49,6 milhões TEU
movimentados no cais santista. A média mensal nos últimos três anos está acima
de 300 mil TEU.
As estatísticas para
aferição da movimentação de contêineres no Porto de Santos partem de 1970,
embora os dois primeiros contêineres tenham chegado a este porto em 1965, ainda
de forma experimental. Eles foram descarregados pela cábrea Sansão, de propriedade
da Codesp. Nos primeiros dez anos, este tipo de carga apresentou uma
movimentação incipiente. O primeiro avanço acontece em 1981, quando instala-se
o Terminal de Contêineres (Tecon), hoje administrado pela Santos Brasil, na
margem esquerda do Porto de Santos. Daquele ano até hoje, outros terminais
especializados, com equipamentos modernos (transtêineres, portêineres), foram
instalados, sendo os últimos o Brasil Terminal Portuário (BTP) e a Embraport,
ambos entrando em operação em 2013.
Naquele ano, Santos foi
apontado como maior porto da América Latina na movimentação de contêineres,
superando o Porto de Balboa, no Canal do Panamá. No ano passado, em julho, foi
batido o recorde mensal do Porto, com o registro de 360 mil TEU. O crescimento
tem se dado não somente pelo aumento na capacidade de movimentação, mas também
pela produtividade.
Os terminais de contêineres
de Santos vêm batendo recordes sucessivos. A principal marca é do líder no
market share, com 34,5% de participação (dados relativos a 2015): a empresa
Santos Brasil fechou o mês de março de 2016 com uma média de 110,02 movimentos
por hora (MPH), sendo que Anteriormente, a maior marca mensal no Porto de
Santos havia sido registrada em novembro de 2014 pela própria Santos Brasil,
quando o Tecon Santos atingiu 109 MPH em média.
Na operação específica, o
Tecon atingiu o recorde em 6 de abril 225,25 MPH na operação do navio MSC
Bremen. Outro operador, a Brasil Terminal Portuário (BTP) iniciou 2016
estabelecendo dois novos recordes na movimentação de contêineres. Segundo a
empresa, em janeiro deste ano, a média de produtividade alcançou o patamar de
35,66 MPH/STS (movimentos por hora por portêiner – STS), superando o maior
indicador já atingido pela empresa, que foi de 34,11 MPH/STS registrado em maio
de 2015. Já em fevereiro deste ano, foi a vez da equipe bater o recorde no
navio. Foram 206,82 movimentos por hora durante as descargas e embarques do
navio MSC Geneva, o que corresponde a uma produtividade média de 44,53 MPH por
equipamento portuário (STS).
A carga conteinerizada
responde atualmente por cerca de ¼ da movimentação total em toneladas do Porto
de Santos. O principal produto transportado por contêiner no Porto de Santos é
o café, com mais de 1,6 milhão de toneladas em 2015. In “Porto
de Santos” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário