APM Terminals, Terminal Link,
PSA International e Terminal Investment Limited são os operadores
pré-seleccionados pela Autoridade do Canal do Panamá (ACP) para a concessão do
porto de Corozal.
O vencedor do concurso terá de
projectar, desenvolver, financiar, construir, operar e manter o terminal de
contentores daquele porto, que será localizado à entrada/saída do Canal do
Panamá, no lado do Pacífico, que terá como objectivo estratégico tornar-se um
hub para a costa Oeste da América Latina.
A APM Terminals é, como se
sabe, o “braço” de operação portuária da Maersk Line, o mesmo acontecendo com a
Terminal Link relativamente à CMA CGM e com a TIL relativamente à MSC.
“O resultado deste processo
demonstra o potencial do porto de Corozal e em especial a confiança dos maiores
operadores portuários mundiais”, referiu, citado em comunicado, o CEO da ACP,
Jorge Quijano.
Além dos quatro operadores
escolhidos, manifestaram interesse no projecto dentro do prazo previsto (até 11
de Março passado) a Mitsui OSK Lines (MOL), a Manzanillo International Terminal
e a Ports America Terminal Holdings II.
O projecto do porto de Corozal
contempla a construção, em duas fases, de um terminal com cerca de dois mil
metros de cais, capaz de operar em simultâneo até cinco navios post-panamax e
de movimentar até cinco milhões de TEU por ano. In
“Transportes & Negócios” -
Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário