O consumo de café em
cápsulas cresce de forma constante no Brasil. Atualmente esse segmento
corresponde a 0,6% do volume total consumido no Brasil, o que representa em
torno de 980 mil toneladas. Até 2019, as cápsulas devem chegar a 1,1% do
consumo, ou seja, um crescimento médio anual de 15,3% de 2014 a 2019, o que
pode representar um crescimento mais de 100% nesse período.
Os dados estão presentes na
pesquisa elaborada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). O
levantamento indicou que o comércio de café em cápsula pode movimentar até R$
2,2 bilhões com 12 mil toneladas nos próximos três anos. Para a Abic, a maior
disponibilidade de cápsulas e também a preços acessíveis do produto devem
favorecer este cenário.
De acordo com a pesquisa,
nem mesmo a crise econômica deve desacelerar o mercado, já que 58% das pessoas
entrevistadas disseram que ainda não foram afetados pela crise, e, assim, se
mostraram totalmente dispostos a manter o mesmo nível de preço no consumo das
marcas utilizadas.
Outro fator que reforça os
dados da pesquisa são os consumidores que tomam café fora do lar. Foi observado
que eles têm um maior poder aquisitivo e são mais atentos e exigentes quanto às
qualidades do grão, suas origens e ainda percebem os diferentes blends. Nesse mesmo contexto da
pesquisa, os cafés gourmet ganham mais atenção dos consumidores nas regiões
urbanas.
O relatório mostra, ainda,
números positivos para o segmento de food
service (mercado de alimentação fora do lar). Nesse caso, a pesquisa
demonstrou que há uma concentração de 68% no varejo e de 32% no food service. A projeção dos dados da
pesquisa para 2019 é de aumento do food
service para 36% e de redução do varejo para 64%, o que mostra que o
consumidor buscará mais o consumo do café fora do lar. In “Info
Money” – Brasil
Sobre este tema das cápsulas
de café o blogue “Baía da Lusofonia” já republicou um artigo que abrange os
mercados do Brasil e Portugal. Pode aceder ao artigo aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário