De 10 a 12 de fevereiro de
2016 o setor calçadista mundial se encontra em Dusseldorf, na Alemanha, onde
acontece a tradicional feira GDS – Global Destination for Shoes and
Accessories. Na reconhecida plataforma comercial que recebe 800 marcas
internacionais, o Brazilian Footwear leva a diversidade brasileira de calçados
representada por 25 marcas nacionais de calçados femininos, masculinos e
infantis. Através da ação Export Thinking Alemanha, realizada pelo Brazilian
Footwear, as empresas verde-amarelas mostram o que há de melhor na produção de
calçados e, de quebra, saem da Alemanha com novos conhecimentos, além de
pedidos, é claro. A participação do Brasil na GDS conta com o apoio do programa
de incentivo às exportações de calçados nacionais, Brazilian Footwear, desenvolvido
em parceria pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)
e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil).
“O PIB alemão cresceu 1,7%
em 2015, maior crescimento nos últimos quatro anos. Com essa recuperação da
economia, apostamos em um incremento nos negócios com o país, que hoje se
apresenta com um dos mais fortes e estáveis da Europa em termos econômicos”, destaca
Roberta Ramos, gestora de Projetos da Abicalçados. Na GDS de fevereiro do ano
passado, as 26 marcas calçadistas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear
realizaram US$ 2,68 milhões em negócios imediatos. Em todo o ano de 2015, o
Brasil exportou 993,6 mil pares de calçados para a Alemanha, o que gerou US$ 12
milhões, queda de 30% em relação a 2014 (US$ 17,18 milhões). O preço médio do par exportado para a
Alemanha é de US$ 12, acima da média das exportações gerais (US$ 7,70). Fator
explicado pelas exigências do mercado alemão com relação à qualidade e
conforto, uma vez que quase 1/3 do calçado consumido na Alemanha é de couro.
Seminário e Photocall
Antecedendo a GSD, o Export
Thinking Alemanha prevê um seminário preparatório, marcado para o dia o dia
anterior à feira. Na oportunidade os expositores nacionais poderão conhecer
mais sobre as tendências de moda e de consumo, com Claudia Schulz, relações
públicas do Deutsches Schuh Institut, e sobre o mercado e o processo de compra
das cooperativas alemãs, com o Niek Jansen, CEO do Rexor Group. Paralelo ao
seminário, ocorre o Photocall, evento de relacionamento com a imprensa local
que terá as marcas Anatomic & Co, Moema, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy,
Beira Rio, Vizzano, Molekinha, Moleca, Modare, Piccadilly, Lilybi, Democrata,
Via Scarpa e Stéphanie Classic.
Além das marcas
participantes do Photocall, estarão na GDS com apoio do Brazilian Footwear as
marcas Sapatoterapia, Wirth, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata
Mello, Art´s Brasil, e Toni Salloum. In
“Apex-Brasil” - Brasil
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