Enquanto
alguns aeroportos europeus registraram queda, os dois principais portos de
entrada da Inglaterra tiveram aumento no volume registrado em janeiro.
Os volumes de carga aérea
nos aeroportos de Bruxelas e Frankfurt registraram quedas na comparação anual
verificada nos relatórios publicados em janeiro. Londres, por sua vez, teve
aumento na movimentação de cargas tanto em Heathrow quanto no Stansted Airport,
na comparação com os números alcançados em 2015.
Bruxelas movimentou 36 394
toneladas de cargas no mês, um volume 2,4 vezes menor do que no ano anterior.
De acordo com a administração aeroportuária, a queda aconteceu por conta do
declínio geral do segmento de carga cheia do aeroporto, que ainda está se recuperando
da saída da Ethiopian Cargo, que não conseguiu os obter direitos de tráfego
aéreo necessários para permanecer na atividade no aeroporto.
O aeroporto de Frankfurt,
por sua vez, movimentou 159 650 toneladas de carga em janeiro, praticamente o mesmo
volume registrado no ano passado, com 0,1% de declínio, de acordo com a
administradora do Fraport.
Já os volumes registrados em
Londres aumentaram em dois de seus principais aeroportos: London Stansted
Airport cresceu 10% em relação a 2015, chegando a 20 260 toneladas. Heathrow
também teve aumento da ordem de 2,9%, com 119 214 toneladas movimentadas no
mês. O aeroporto credita os resultados à intensificação do comércio do país com
o México e a China. O México foi o principal destino de envio de cargas a
partir de Heathrow, registrando, em março de 2015, um aumento de 53%. Para a
China, o mês de maior movimento foi agosto, com aumento de 8,6% nos volumes
embarcados. A administração diz que novas rotas, como as da Vietnam Airlines
para Hanoi e Ho Chi Minh, bem como os novos voos da British Airways para Kuala
Lumpur, chegaram a aumentar o fluxo de cargas para o leste asiático em até 26%
na comparação com janeiro de 2015.
Expansão
De acordo com o presidente
da administração aeroportuária, John Holland-Kaye, “com o recorde de
passageiros e mais o aumento expressivo do volume de cargas, o ano de 2016
começou bem para Heathrow, o maior porto de entrada do país”. O executivo
espera expandir as instalações com 40 novas conexões para viagens de longa
distância, de olho na transferência da Garuda Indonésia, prestes a passar suas
operações de Gatwick para Heathrow no próximo mês de março, quando o primeiro
serviço non-stop para Jacarta vai permitir que pequenas e médias empresas
britânicas tenham acesso direto à maior economia do sudeste asiático.
“Com a expansão, abriremos
40 novos elos de ligação para o país, viabilizando às empresas britânicas as
operações de exportação para os mercados que mais crescem no mundo. Assim,
poderemos ajudar o governo a reequilibrar nossa economia. Se o Primeiro-ministro
nos acenar positivamente, vamos corresponder”, completou Holland-Kaye. Cleci Leão – Brasil in
“Guia Marítimo”
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