Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 6 de agosto de 2023

Chelas


 










Vamos aprender português, cantando

 

Chelas

 

Dizem “Sara, tem cuidado com o que dizes,

lava a cara, tu não mostres de onde vens. 

Põe vestidos e esconde as tuas raízes.

Finge lá que és senhora, tu finges bem.”

 

Dizem “Sara, tu usa as unhas mais curtas,

fala bom português, larga o calão.

Não fales da pobreza, da noite escura, 

ganha quem tem poder e não coração.”

 

Mas no meu bairro eu vejo prédios de todas as cores 

que gritam ao mundo “o pobre há-de sempre ser pobre”.

No meu bairro vejo gente, sei dos seus horrores 

e que quem vem da rua é sempre nobre.

 

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Não sou de mais lado nenhum,

eu sou de Chelas.

Não sou de mais lado nenhum,

eu sou de Chelas.

 

Dizem “Sara, a maquilhagem ‘tá carregada”,

dizem “Sara finge lá ser o que não és”,

mas disso eu já sei tudo e estou cansada,

trago o fado na voz e ténis nos pés.

 

Dizem “Sara, tu sorri, sê mais comedida.

Cumprimenta os senhores, faz-me o favor.”

Mas o fado que eu canto, canta-me a vida,

é a voz de quem nasce filho da dor.

 

E no meu bairro eu vejo prédios de todas as cores 

que gritam ao mundo “o pobre há-de sempre ser pobre”.

No meu bairro vejo gente, sei dos seus horrores 

e que quem vem da rua é sempre nobre.

 

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

 

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

 

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Eu venho do bairro,

da janela conto as estrelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

Não sou de mais lado nenhum, 

eu sou de Chelas.

 

Sara Correia – Portugal

 

Composição;

(Letra) Carolina Deslandes – Portugal

(Música) Carolina Deslandes e Diogo Clemente - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário