Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Macau - Banda desenhada asiática vai colorir Fundação Rui Cunha

A “Exposição de Banda Desenhada Asiática de Macau + Exposição de Manga ArmourMan” será inaugurada amanhã na Fundação Rui Cunha. São duas produções que o público vai ter oportunidade de apreciar ao longo de duas semanas. No total, estarão patentes mais de 60 peças de artistas asiáticos, entre os quais James Khoo de Hong Kong


A Fundação Rui Cunha (FRC) inaugura esta terça-feira, pelas 18:30, a “Exposição de Banda Desenhada Asiática de Macau + Exposição de Manga ArmourMan”, produções que decorrem ao longo de duas semanas, co-organizadas pela Associação de Promoção de Intercâmbio Cultural de Banda Desenhada e Animação de Macau (APICBDAM), de 8 a 12 de Agosto, e entre os dias 14 e 19, respectivamente.

Com curadoria de Howard Chan, presidente da APICBDAM, estas exposições vão apresentar mais de 60 peças de arte no total: cerca de 30 na primeira semana, de 10 artistas de banda desenhada asiáticos – de Macau, Hong Kong, Singapura, Coreia e Japão -, e outras 30 obras de James Khoo, autor da famosa série “ArmourMan” e nome de referência no meio artístico de Hong Kong.

Segundo a FRC, na primeira semana será mostrada a edição de 2023 com as mais novas peças de banda desenhada, manga e animação, criadas pelos membros da Associação, representados pelos artistas Vincent Ho, Wing Mo, Greymon Chan, Leung Wai Ka, Z, Nasu, Hiroshi Kanatani, ST (ST), Yeo Hui Xuan e Sean Kim.


Na segunda semana será a vez do trabalho mais recente do mestre de banda desenhada James Khoo Fuk Lung, o pai de “ArmourMan” que se tornou num “blockbuster” da BD assim que foi lançado em Hong Kong. A primeira obra-prima do autor, “Iron Marshal”, vendeu 60 mil livros, seguindo-se outros sucessos, como “Eastern Invincible”, “DragonMan” e muitos outros.

“ArmourMan”, o seu mais recente trabalho, tornou-se a revista semanal de BD mais vendida em Hong Kong. “Por este motivo, a APICBDAM resolveu convidar James Khoo para apresentar alguns dos seus trabalhos em Macau, com o objectivo de trazer até aos jovens locais e visitantes este super-herói da actualidade”, referiu a FRC.

A APICBDAM surgiu em 2014 para apoiar o desenvolvimento profissional da indústria, o intercâmbio técnico e a cooperação entre ilustradores locais e estrangeiros, com vista a assegurar mais projectos de alta qualidade e em grande escala, bem como publicações, palestras e outras actividades que beneficiem a comunidade de Macau. Vitor Rebelo – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”




Sem comentários:

Enviar um comentário