Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Itália – Comuna de Matera Capital Europeia da Cultura 2019



A par de Plovdiv na Bulgária, a comuna de Matera será Capital Europeia da Cultura, no ano que hoje se inicia. Uma iniciativa da União Europeia com o propósito de promover uma cidade europeia por um período de um ano, que dá a conhecer a vida cultural de uma cidade inserida numa região de um país.

Lisboa (1994), Santiago de Compostela (2000), Porto (2001) e Guimarães (2012) foram cidades, entre outras cidades europeias, que anteriormente acolheram a iniciativa da União Europeia.



A televisão italiana através do seu canal RAI Uno aproveitou a passagem do ano para promover internacionalmente a comuna de Matera na região de Basilicata no sul de Itália.

Conduzida, não por uma jovem produzida, mas por um experiente apresentador de 56 de idade Amadeus, pseudónimo de Amedeo Sebastiani, que durante cinco horas mostrava um nível intelectual elevado, a RAI Uno brindava com um excelente espectáculo ao vivo de promoção de Matera como Capital Europeia da Cultura, enquanto os portugueses desesperavam frente a um televisor, aguardando que os principais canais de televisão apresentassem um programa de qualidade que os mantivessem acordados.

Na praça Vittorio Veneto em Matera desfilaram artistas como Massimo Ranieri, Malika Ayane, Michele Zarrillo, Gianni Togni, Fausto Leali, Red Canzian, Ivana Spagna, Donatella Rettore, Alan Sorrenti, Lisa, Massimo di Cataldi, os jovens tenores Il Volo, entre outros, acompanhados por uma orquestra de cerca de 30 elementos superiormente dirigida pelo maestro Stefano Palatresi que apresentaram primeiro músicas italianas de várias épocas, sempre acompanhadas pelo numeroso público que enchia por completo a praça, depois por música internacional dos anos 70 pelo grupo Formerly Chic e dos anos 80/90 pelos Ice Mc.

Com a coreografia de Fabrizio Mainini, o excelente espectáculo da RAI Uno cumpriu com o objectivo de promover, logo no início do ano, Matera como Capital Europeia da Cultura. Baía da Lusofonia

Sem comentários:

Enviar um comentário