Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Angola - Associação chinesa concede bolsas de estudo a estudantes com dificuldades económicas e portadores de deficiência física

A União dos Chineses Voluntários em Angola e a Associação de Comércio da Província de Anhiu da China ofereceram 12 bolsas de estudo para estudantes com dificuldades económicas e portadores de deficiência física das Universidades Agostinho Neto (UAN) e Católica de Angola (UCAN)



Criada há um ano, e reconhecida pelas autoridades angolanas, a União dos Chineses Voluntários em Angola, que também realiza actividades de carácter social em algumas unidades hospitalares e centros de acolhimento e de idosos em Luanda, conta com apoio da Associação de Comércio da Província de Anhiu, da China, e da comunidade dos chineses residentes em Angola, que fazem doações para ajudar as instituições angolanas nas diversas áreas.

Shang Jinge, presidente da União dos Chineses Voluntários, contou ao NJOnline que a organização que dirige pretende, este ano, aumentar o nível de serviço público nas comunidades.

"Para este ano, decidimos atribuir 12 bolsas de estudo durante cinco anos a estudantes com dificuldades de financiar os seus estudos e portadores de deficiência física das universidades Agostinho Neto e Católica de Angola", disse.

E explicou que "a escolha destas duas universidades se deve ao facto de serem as primeiras que foram criadas em Angola, uma por ser pública e outra por ser privada".

Jinge disse ainda que, para além dos estudantes que beneficiarem das bolsas, outros terão oportunidade de emprego em empresas chinesas que integram a associação em Angola.

"Caso os estudantes que terminarem a bolsa quiserem trabalhar nas empresas chinesas, nós podemos fornecer emprego directo para eles, e se não o quiserem, são livres de escolherem outras oportunidades que nós não os impedimos", explicou.

Já Pedro Magalhães, reitor interino da Universidade Agostinho Neto (UAN), disse ao NJOnline que a UAN vai contactar todos os representantes dos estudantes de todas as unidades orgânicas para a indicação dos estudantes a quem serão atribuídas as bolsas, uma vez que são eles que os conhecem.

O reitor interino da UAN salientou que vão beneficiar desta bolsa os estudantes que ingressaram o ano passado e que cumprem os requisitos.

Durante um encontro com a reitoria da UAN, a União dos Chineses Voluntários em Angola e a Associação de Comércio da Província de Anhiu, fizeram a entrega de um cheque no valor de 2.400.000 kwanzas, valor correspondente ao ano lectivo 2019.

Acto do género foi efectuado na Universidade Católica de Angola, em que foram disponibilizadas igualmente seis bolsas de estudo para os estudantes com dificuldades económicas e portadores de deficiência física. Fernando Calueto – Angola in “Novo Jornal”

Sem comentários:

Enviar um comentário