Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Portugal – Lançamento do livro “O homem mais rico do mundo. As muitas vidas de Calouste Gulbenkian”

O livro “O homem mais rico do mundo. As muitas vidas de Calouste Gulbenkian”, de Jonathan Conlin, vai ser lançado no próximo dia 24 de janeiro, no edifício sede da fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A obra apresenta a vida de Calouste Sarkis Gulbenkian (1869-1955), no ano em que se celebram os 150 anos do seu nascimento, “numa perspetiva inovadora, fundamentada em muitos documentos históricos”, refere uma nota de imprensa divulgada pela Fundação.

Durante mais de quatro anos, o historiador inglês investigou os arquivos da Gulbenkian, em Lisboa, e outros dez lugares que marcaram a vida de Gulbenkian.

Consultou documentos em francês, inglês, arménio, turco, alemão e russo, para contar a vida do homem cuja vida atravessou duas grandes guerras, que foi diplomata, homem de negócios, um visionário na área petrolífera e construiu uma riquíssima coleção de arte.

A sessão começa às 18h, com a presença de Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e Clara Capitão, da Penguin Random House Portugal, e apresentação do autor, Jonathan Conlin.

Segue-se uma mesa redonda sobre ‘O contexto Otomano e Arménio”, por Edhem Eldem, ‘Petróleo e investimentos’, por Joost Jonker, ‘A Coleção de Arte’, por David Ekserdjian, e ‘Filantropia e o Portugal da década de 50’ por José Pedro Castanheira.

A moderação do debare será de Martin Essayan, administrador da Fundação e bisneto de Calouste Gulbenlian.

O encerramento estará a cargo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário