Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Equador – Iguanas são introduzidas na ilha Santiago no arquipélago de Galápagos 200 anos depois



Um grupo de 1436 iguanas foi reintroduzido na Ilha Santiago, no arquipélago de Galápagos, após a espécie ser extinta daquele local.

Os animais foram retirados da ilha Seymour Norte, também no arquipélago, e levados para Santiago. A ação ajuda a reestabelecer o equilíbrio ecológico de Seymour Norte, que já estava com uma população de 5000 iguanas, enquanto repovoa outra ilha desabitada por estes animais.

O último registro de iguanas em Santiago foi feito em 1835, por Charles Darwin. Depois disso, a hipótese de pesquisadores é que elas foram atacadas por espécies invasoras, como o porco selvagem, e desapareceram da ilha.

O anúncio da ação foi feito pela direção do parque na sua página do Facebook. A reintrodução foi uma parceria com a Universidade Massey, da Nova Zelândia, e a organização Island Conservation.

O Parque Nacional de Galápagos fica no Oceano Pacífico, em águas que pertencem ao Equador. É composto por um arquipélago de 18 ilhas vulcânicas – três delas fazem parte deste projeto.

Ao todo, o projeto tem quatro fases.

As duas primeiras ocorreram no ano passado, com a captura dos indivíduos na ilha Seymour Norte, a transferência para o cativeiro e a quarentena na Ilha Santa Cruz.

A terceira etapa, a reintrodução na ilha Santiago, foi feita entre os dias 3 e 4 de janeiro.

O local escolhido para soltar os animais possui um ecossistema semelhante ao habitat natural, com presença abundante da vegetação que faz parte da alimentação destes animais.

A quarta etapa do projeto será feita em fevereiro. Nesta fase, os pesquisadores vão monitorar as iguanas para verificar a adaptabilidade, a reprodução, e se a alimentação está ocorrendo normalmente.

Deslocamento para preservarção

A ação de preservação não diz respeito apenas à reintrodução de animais na ilha onde já não havia mais iguanas. De acordo com Danny Roda, coordenador de ecossistemas do Parque Nacional de Galápagos, o remanejamento das iguanas terrestres também vai ajudar a equilibrar a população de onde elas foram retiradas, a ilha Seymour Norte. Lá havia 5000 iguanas, e a concorrência por alimento já estava afetando o ecossistema da região. In “Globo” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário