Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Cabo Verde - Primeira edição do “Viagem pela História”

Cidade da Praia – A primeira edição do “Viagem pela História”, que foi inaugurada na Cidade Velha, recria a chegada dos jesuítas a Cabo Verde a 05 de Julho de 1604.



Em declarações à imprensa, à margem da abertura do evento, o ministro da Cultura, Abraão Vicente, avançou que este certame, organizado em parceria Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (CMRG), passará futuramente para a gestão da autarquia.

“O Ministério da Cultura está apenas a impulsionar e nós deixamos toda a parte da escolha dos momentos e das personalidades aos cientistas, com o objectivo de entregar o evento futuramente à Câmara Municipal”, informou o ministro.

Para Abraão Vicente, a realização desta primeira edição do “Viagem pela História” é o início de um processo que pode demorar anos para ganhar a dimensão que se almeja, que é o total envolvimento de toda a população.

“Infelizmente, não tivemos o envolvimento do sector privado na dimensão que gostaríamos de ter, então quase a totalidade do orçamento é suportado pelo Ministério da Cultura, com um apoio significativo do Banco Mundial e do Fundo do Turismo”, comunicou.

Para além desses parceiros, o Ministério da Cultura conta com o apoio de Santa Maria da Feira, de Portugal, com quem foi assinado um protocolo para a partilha da sua experiência em matéria de recreação de momentos históricos.

Segundo Elisandra Barbosa, do gabinete de Exportação de Bens Culturais da CMRGS, a chegada do Jesuítas começa no porto da Cidade Velha, seguem com uma procissão e passa pelo Pelourinho, até à Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada uma missa real.

As actividades deste projecto “Viagem pela história” retratam até domingo vários momentos da chegada dos Jesuítas, com o envolvimento de vários espaços e uma rota gastronómica associada.

O projecto está orçado em cerca de 15 mil contos, conforme tinha anunciou, no passado mês de Junho, o ministro Abraão Vicente, aquando da apresentação do projecto “Viagem pela história”. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário