Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Timor-Leste - Universidade Nacional Timor Lorosa'e com novas iniciativas para formação em português

O reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL) anunciou um conjunto de programas para reforço da formação de professores em português, com uma nova licenciatura e mestrado, e a ampliação do programa de apoio do Instituto Camões

Na abertura da 3.ª edição das Jornadas Pedagógicas do Centro de Língua Portuguesa da UNTL, Francisco Martins anunciou que em 2019 arranca a primeira licenciatura de formação de professores em educação pré-escolar, «integralmente lecionado em língua portuguesa», em colaboração com a Universidade do Minho.

Também em 2019 começa um novo programa de mestrado de ensino em língua portuguesa, em colaboração com a Universidade do Porto.

Programas, disse Francisco Martins, que se inserem nos esforços da UNTL em «apostar de forma inequívoca no ensino e produção de conhecimento científico em língua portuguesa».

Nesse sentido, anunciou ainda um reforço do programa de apoio a esta iniciativa dado por Portugal, através do Instituto Camões e pelo Brasil, através da rede Brasil Cultural.

Finalmente, entre as novas iniciativas, Martins anunciou ainda o «ambicioso projeto» de desenvolvimento da Casa da Lusofonia, «não só para alavancar o ensino da língua portuguesa em Timor-Leste, como também transformar a UNTL num centro de referência para o ensino do português na região».

O reitor recordou que cabe à geração atual de timorenses dar o seu «contributo decisivo para a construção do país».

Nesse sentido, vincou, tanto a comunidade académica como a comunidade em geral, devem mobilizar o seu interesse no uso e aprendizagem do português, como elemento na «consolidação da identidade nacional e desenvolvimento enquanto Estado verdadeiramente livre e independente».

A própria UNTL, disse, quer reforçar a sua ação nesta matéria, continuando a implementar a política de ter a língua portuguesa «como língua de instrução em todas a faculdades e departamentos», com exceção do ensino do tétum e inglês. In “Revista Port. Com” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário