Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Estados Unidos – Descoberta a mais antiga coleção de vinho da Madeira no Liberty Hall Museum

O enólogo da empresa produtora e exportadora de Vinho Madeira Blandy’s Madeira Wine Company vai validar a mais antiga coleção de vinho da ilha descoberta durante a remodelação do Liberty Hall Museum, nos Estados Unidos

É um prestígio e uma honra para a Blandy’s Madeira Wine, que o seu enólogo e administrador, Francisco Albuquerque, tenha sido o escolhido para validar uma das mais notáveis descobertas do vinho Madeira dos Estados Unidos da América”, diz a informação hoje divulgada pela empresa.

Durante as obras de remodelação do Liberty Hall Museum, em Nova Jersey, nos Estados Unidos da América foram encontradas 50 garrafas e 42 garrafões de vinho Madeira que estavam escondidas atrás de uma parede construída durante a Lei-Seca, implementada no início do século XX naquele país.

Na nota difundida, o enólogo Francisco Albuquerque refere que algumas das garrafas são datadas pouco depois da Revolução Americana de 1776, o que demonstra a “importância” dos vinhos da Madeira nos EUA. “É a prova de que é um vinho com índice de envelhecimento muito raro, com grande longevidade”, realça, complementando ser um facto que “já estava provado”.

Vinhos centenários

Entre os vinhos centenários encontrados naquele local, estão castas Verdelho, Sercial e Smoke Madeira, a garrafa mais antiga tem 221 anos [mais de dois séculos], enquanto a com menor idade tem 168 anos.

A informação também menciona que esta é considerada a “mais antiga coleção de vinhos Madeira encontrada nos Estados Unidos”, estando a adega presentemente aberta ao público.

Esta iniciativa tem como parceiros a leiloeira Christie’s e a Apcor, estando esta associação do setor corticeiro com a responsabilidade de “fabricar as rolhas de cortiça para o rolhar dos garrafões, em substituição das rolhas que cumpriram a sua função por mais de 100 anos”.

Este pormenor também “atesta a alta qualidade da cortiça portuguesa”, aponta a nota. In “Sapo Lifestyle” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário