Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Angola - Entidade Reguladora da Comunicação Social adere e preside a órgão lusófono do sector

A ERCA (Entidade Reguladora da Comunicação Social de Angola) vai aderir esta semana, durante um encontro em Luanda que decorre até sexta-feira, à Plataforma das Entidades Reguladoras dos medias no universo lusófono, passando a presidir ao organismo no final do encontro e durante o próximo ano



O VII Encontro desta plataforma que agrega todas as entidades e associações com autoridade de regulação da comunicação social nos países de língua oficial portuguesa, criada em 2009, começou hoje em Luanda e prolonga-se pelo resto da semana, tempo durante o qual este organismo internacional abordará os temais "Media, Género e Regulação" e o órgão angolano, recentemente criado, terá oportunidade de beber da experiência das homólogas mais antigas.

Todavia, esta entrada da ERCA na plataforma não é uma novidade para os seus integrantes, visto que sucede no lugar ao Conselho Nacional de Comunicação Social, organismo que até ao surgimento da ERCA detinha a autoridade de regulação do sector dos media.

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, proferiu o discurso de abertura do encontro, onde defendeu a importância da comunicação social para o fortalecimento da democracia.

Na sua intervenção, Fernando da Piedade Dias dos Santos fez a apologia de um jornalismo que corresponda aos valores "patrióticos, éticos, morais, cívicos e culturais" e defendeu que o jornalismo não abdique de defender a justiça e os direitos humanos tendo como referência aquilo que definiu como " princípios consensuais" por forma a não ferir princípios essenciais, como a dignidade da pessoa humana.

Sobre o encontro, citado pela Angola, o Presidente da Assembleia Nacional reafirmou o compromisso do órgão a que preside para se juntar aos esforços para fazer desta plataforma lusófona um espaço de exercício da cidadania participativa e defesa da liberdade de expressão.

Neste encontro estão presentes, para além de Angola, dirigentes dos órgãos de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Entre os palestrantes neste encontro vai estar Muniz Sodré, sociólogo que vem do Brasil, país que não integra a Plataforma das Entidades Reguladoras, e que abordará as questões da liberdade no jornalismo e a sua regulação.

Do programa deste encontro, organizado pelo Ministério da Comunicação Social, fazem ainda parte visitas a órgãos de comunicação social angolanos e uma visita ao Palácio da Cidade Alta, onde serão recebidos pelo Presidente João Lourenço. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário