Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Angola – Grupo étnico Khoisan em risco de extinção

Organizações OMUNGA e MBAKITA lutam contra extinção dos Khoisan no sul de Angola. A MBAKITA-Missão de Beneficência Agropecuária Inclusão Tecnologias e Ambiente e a OMUNGA querem mais acções interventivas levadas a cabo pelas autoridades governamentais, para integrar socialmente os Khoisan no sul de Angola



Em defesa dos Khoisan, estas duas associações alertam que a etnia está correr o risco de extinção, se as autoridades governamentais não tomarem medidas para conter a situação.

A OMUNGA e a MBAKITA, que acompanham a vida dos Khoisan, lamentam "a falta de documentação pessoal, falta de espaço para cultivo, calamidades e o não reconhecimento das autoridades tradicionais, como sendo algumas das dificuldades por que passam as minorias étnicas no sul de Angola".

"Há até problemas de terras, falta de água e muitos outros", revelou José Patrocínio, coordenador da Omunga", disse José Patrocinio, citado pelo VOA.

"Já escrevemos cartas à presidência e a várias outras entidades, mas até ao momento não houve qualquer resposta, acrescentou José Patrocínio, salientando que "só apenas a secretária de Estado para os Direitos Humanos aceitou receber as duas suas associações".

Neste momento, as duas associações levam a cabo um programa de debate com as autoridades e a população, no sentido de chamar a atenção para a prevenção daquelas comunidades.

O director geral da MBAKITA, Pascoal Samba, defendeu, durante um colóquio realizado terça-feira, na cidade de Menongue, província do Kuando Kubango, que "todos os povos devem gozar plenamente dos direitos humanos e liberdades fundamentais sem discriminação".

A MBAKITA, na província do Kuando Kubango, acompanha doze mil famílias Khoisan residentes em 31 localidades nos municípios do Menongue, Cuíto Cuanavale, Mavinga, Nankova, Dirico, Cuangar, Calai e Rivungo. In “Novo Jornal” - Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário