Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Estados Unidos - O jejum intermitente planeado pode ajudar a reverter a diabetes do tipo 2, sugerem os médicos

Médicos sugerem que um jejum intermitente planeado pode ajudar a reverter a diabetes tipo 2 e eliminar completamente a necessidade do tratamento com insulina



O jejum intermitente planeado pode ajudar a reverter a diabetes tipo 2, sugerem os médicos que escrevem na revista "BMJ Case Reports" depois de três pacientes sob os seus cuidados, que cumpriram o programa, conseguiram eliminar completamente a necessidade de tratamento com insulina.

Cerca de uma em cada dez pessoas nos EUA e no Canadá tem diabetes tipo 2, que está associada a outras doenças graves e morte prematura. Acredita-se que custa US $ 245 mil milhões por ano à economia dos EUA.

Mudanças no estilo de vida são fundamentais para o controle da doença, mas por si só nem sempre podem controlar os níveis de glicose no sangue, e enquanto a cirurgia bariátrica (banda gástrica) é eficaz, não é sem risco, dizem os autores. As drogas podem administrar os sintomas e ajudar a evitar complicações, mas não conseguem parar a doença, acrescentam.

Três homens, com idades entre 40 e 67 anos, tentaram um jejum intermitente planeado para ver se isso poderia aliviar os sintomas. Eles estavam a tomar vários medicamentos para controlar a doença, bem como unidades diárias de insulina. Além da diabetes tipo 2, todos apresentavam pressão arterial alta e colesterol alto.

Dois dos homens jejuaram em dias alternados por 24 horas, enquanto o terceiro jejuou por três dias por semana. Nos dias de jejum, eles podiam beber bebidas de muito baixa caloria, como chá / café, água ou caldo, e comer uma refeição de muito baixa caloria à noite.

Antes de iniciarem o seu regime de jejum, todos participaram num seminário de preparação nutricional de 6 horas de duração, que incluiu informações sobre como a diabetes se desenvolve e seu impacto no corpo; resistência à insulina; alimentação saudável; e como gerenciar diabetes através de dieta, incluindo o jejum terapêutico.

Eles mantiveram esse padrão durante 10 meses, após o que a glicemia de jejum, a glicemia média (HbA1c), o peso e a circunferência da cintura foram reavaliados.

Todos os três homens foram capazes de parar de injectar insulina dentro de um mês após o início do horário de jejum. Num caso, levou apenas cinco dias.

Dois dos homens conseguiram parar de tomar todos os outros medicamentos para diabéticos, enquanto o terceiro interrompeu três dos quatro medicamentos que estava a tomar. Todos eles perderam peso (entre 10 a 18%), bem como reduziram as suas leituras de glicemia de jejum e média, o que pode ajudar a diminuir o risco de complicações futuras, dizem os autores.

O feedback foi positivo, com todos os três homens a conseguirem manter o seu cronograma alimentar sem muita dificuldade.

Este é um estudo observacional e refere-se a apenas três casos - todos em homens. Como tal, não é possível tirar conclusões absolutas sobre o sucesso mais amplo ou não desta abordagem para o tratamento da diabetes tipo 2.

"O uso de um regime de jejum terapêutico para o tratamento de [diabetes tipo 2] é praticamente inédito", escrevem os autores. "Esta série de casos mostrou que os regimes de jejum de 24 horas podem reverter significativamente ou eliminar a necessidade de medicação diabética", concluem. In “Science Daily” – Estados Unidos

Sem comentários:

Enviar um comentário