Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 23 de junho de 2018

Noruega – Ficção versus realidade

Na próxima semana, a partir de 25 de Junho de 2018, a televisão pública portuguesa vai apresentar no seu segundo canal, a segunda temporada da série norueguesa “Ocupados” no original “Okkupert”.

A ficção levou-nos a assistir a uma decisão do governo norueguês de interromper e cessar toda a produção de gás e petróleo por questões ambientais, resultado da subida ao poder de um partido ecologista que deliberou iniciar a produção de energia recorrendo a um metal natural, ligeiramente radioactivo, de nome Tório.

A surpresa da decisão deixou a União Europeia à beira de uma crise energética, levando-a a tomar uma resolução democrática de solicitar à Rússia que invadisse a Noruega para restabelecer a produção de petróleo e gás.

A realidade é totalmente diferente e segundo o Departamento Norueguês de Petróleo no decorrer deste ano as empresas petrolíferas deverão perfurar 40 a 50 poços de petróleo, após 36 novos poços perfurados em 2017.

Na plataforma continental norueguesa estima-se que existam quatro mil milhões de metros cúbicos de petróleo, equivalente a 25,2 mil milhões de barris, principalmente na região norte do país.

Enquanto a ficção chama a atenção para a necessidade de desenvolver-se energias renováveis, apelando para a procura de novas energias limpas e do melhor aproveitamento das energias eólicas, fotovoltaicas, das ondas, das marés, a realidade mostra-nos uma procura mundial por novas origens de produtos petrolíferos com as implicações negativas que apresentam para o clima e as respectivas alterações que diariamente observamos. Baía da Lusofonia

1 comentário:

  1. Gostaria de assisti-la só para saber como eles iriam retirar na natureza o tal do Tório sem "defraudar" a natureza. Heheheh...

    ResponderEliminar