Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 3 de março de 2018

Costa do Marfim – Acordo de cooperação com Portugal no combate à pirataria no Golfo da Guiné

O acordo foi alcançado numa reunião entre os ministros da Defesa de ambos os países, em Abidjan, capital da Costa do Marfim



Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram um acordo que prevê a cooperação entre os dois países no combate à pirataria no Golfo da Guiné, ao terrorismo e à criminalidade transnacional. O acordo foi alcançado num encontro recente em Abidjan, na Costa do Marfim, que reuniu o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, e Hamed Bakayoko, o ministro da Defesa costa-marfinense.

De acordo com o Ministério da Defesa, os dois governantes debateram ainda “as oportunidades de cooperação, incluindo a negociação de um Acordo de Defesa, a partilha de experiências, a formação e a realização de exercícios conjuntos”, bem como “a possibilidade de aquisição de capacidades militares por parte da Costa do Marfim”.

A fragata portuguesa Álvares Cabral esteve na Costa do Marfim “para desenvolver acções de treino e de cooperação com a Marinha deste país, promovendo a cooperação e interoperabilidade com forças congéneres”, segundo informa a Marinha.

A visita da fragata portuguesa inseriu-se no âmbito “da missão Iniciativa Mar Aberto, que tem como principal objectivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar”, esclarece a Marinha. In “Jornal da Economia do Mar” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário