Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 30 de março de 2018

São Tomé e Príncipe - Acolhe exercício militar da CPLP no próximo mês de Setembro

São Tomé 27 – São Tomé e Príncipe será palco em Setembro do exercício militar conjunto da CPLP, “Felino”- 2018, anunciou o Comandante da Guarda Costeira são-tomense, Idalécio João, Capitão-de-mar-e-guerra.

O Comandante da marinha são-tomense fez esta declaração na cerimónia de abertura da reunião de planeamento para o evento, entre os militares dos países da CPLP, a decorrer na capital são-tomense com a participação das delegações de Angola, Brasil, Guiné-Equatorial, Portugal e Timor-Leste.

O Capitão de-mar-e-guerra disse que o exercício visa, sobretudo, a preparação de “uma força de tarefa combinada no âmbito da CPLP, para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missão de apoio a paz e ajuda humanitária sob a égide das Nações Unidas”.

Idalécio João acrescentou ainda que as intervenções de apoio a paz e ajuda humanitária são um enfoque das operações militares a nível dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

O orientador da reunião preparatória, o tenente-coronel Sebastião Andreza disse que o exercício a realizar-se em setembro em São Tomé contará com duas fases, sendo uma que não inclui unidades militares no terreno e outra com forças no terreno.

Será segunda vez que a capital são-tomense irá acolher um exercício Felino da CPLP depois de tê-lo organizado em 2007. Ricardo Neto e Neisy Sacramento – São Tomé e Príncipe in “STP Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário