Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 17 de março de 2018

Brasil – Lançamento da primeira pedra do Porto São Luís

Ocorreu ontem, 16 de Março de 2018, o lançamento da pedra fundamental do Porto São Luís, Terminal de Uso Privado a ser construído na área portuária do Itaqui, localizado na comunidade Cajueiro, próximo à Vila Maranhão. Com estimativa de movimentação de cerca de 10 milhões de toneladas ao ano, o Porto traz avanço econômico e gera novos postos de trabalho na região.

O evento contou com a presença da China Communications Construction Company (CCCC), sócia majoritária do Porto, e com representantes da sócia brasileira WPR Portos e Terminais Ltda.

Avanços para o Estado

A obra terá investimento de R$ 800 milhões, com a conclusão da primeira fase em quatro anos. A estimativa é de geração de 4000 mil empregos diretos durante esta primeira fase, além de milhares de empregos indiretos.

O empreendimento de grande porte tem à frente duas empresas sólidas em seus segmentos, como a CCCC, maior empresa de infraestrutura da China, e a WPR, com cerca de 10 milhões de metros quadrados de área construída no Brasil.

Infraestrutura do Porto de São Luís

Em área de 200 hectares, serão construídos seis berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na segunda, mais ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.

A capacidade de movimentação será, anualmente, de cerca de 10 milhões de toneladas, sendo sete milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.

Aspectos Socioeconômicos

A WPR adquiriu a área do Porto São Luís em 2014 e realizou, de imediato, o levantamento socioeconômico na região. A equipe de diálogo social da empresa Urbaniza cadastrou todas as 90 famílias residentes no local. O projeto foi apresentado previamente aos moradores para, somente então, começarem as negociações de compra e venda das residências. In “Imparcial” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário