Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 7 de março de 2018

Cabo Verde e Portugal assinam memorando para a promoção e desenvolvimento do sector da economia marítima

Cidade da Praia – Cabo Verde e Portugal assinaram este fim-de-semana, em Lisboa, um memorando específico de cooperação com vista à promoção e desenvolvimento das actividades e parcerias conjuntas no sector da economia marítima, durante o ano de 2018.



De acordo com informações do gabinete de Comunicação do Governo, o documento foi assinado entre o ministro do Turismo e Transportes e ministro da Economia Marítima, José da Silva Gonçalves, e a ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino.

O acordo assinado define as actividades específicas que devem ser implementadas no decorre deste ano e estabelece o âmbito e as formas de cooperação, visando a promoção das mais variadas actividades que permitam o desenvolvimento de parcerias conjuntas no sector da economia marítima, com base nos princípios de igualdade e de benefício mútuo.

Entre os interesses comuns está o estabelecimento das acções concretas de cooperação a desenvolver entre Cabo Verde e Portugal, abrangendo prioritariamente os domínios da assistência técnica na restruturação do modelo organizacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e do Centro Oceanográfico do Mindelo, equacionando o novo figurino institucional no quadro da reforma do sector.

Segundo o Executivo, o documento visa, ainda, o entendimento entre o Governo dos dois países na finalização do modelo operacional da Escola do Mar de Cabo Verde, na capacitação técnica dos cursos de formação de marítimos e de mestres de pescas tendentes à certificação marítima.

O Governo explicou que o acordo é celebrado, tendo em conta o interesse no reforço das relações de cooperação entre os dois países no domínio da economia marítima e no Programa Estratégico de Cooperação Portugal – Cabo Verde 2017-2021, enquanto documento enquadrador das actividades de cooperação para o desenvolvimento.

Neste sentido, os dois países decidiram proporcionar a assistência técnica na produção de informações e estatísticas do sector da economia marítima, na formação e capacitação nos domínios de ordenamento e gestão da orla marítima e costeira, em particular da zona balnear e apoio na organização e participação em eventos relacionados com o mar, nomeadamente Expomar, Dia dos Oceanos, e alto encontro com o Comissário Europeu sobre a Economia Azul. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário